Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50633
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Camila Rodrigues Moreira Cruzpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4577965193482567Ropt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Borges Coelhopt_BR
dc.creatorClaudinéia Xavier Reis Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6239587309487104pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T14:43:24Z-
dc.date.available2023-03-03T14:43:24Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50633-
dc.description.abstractThis research discusses the teaching of Visual Arts in Elementary School, specifically in its initial grades. It is known that this content is still deserving greater investment and greater attention, not only by schools and teaching staff, as well from training institutions, the universities themselves. From the references which guided this assignment, it were noticed several gaps about his content teaching. However, taking into account there are still few studies, specifically considering the initial grades, most of theorists, then studied, are unanimous in defending how important is teach Visual Arts in the initial grades of Elementary School. In addition this content collaborate the cognitive development, it is also perceived its contribution in another areas of human formation, arousing curiosity, imagination, fruition, reflection, dissent and knowledge of new artistic expressions from different cultures. It is our purpose to contribute with this study presenting new approaches and new methodologies that can favor teaching of Visual Arts in the initial grades of Elementary school.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata de discutir o ensino de Artes Visuais no Ensino Fundamental, especificamente nas séries iniciais. Sabe-se que esse conteúdo ainda está a merecer maior investimento e maior atenção, não somente por parte das escolas em geral e dos docentes, como também, das instituições formadoras, as próprias universidades. A partir das referências, que nortearam este trabalho, percebeu-se várias lacunas no que diz respeito ao ensino desse conteúdo. Entretanto, levando-se em conta que ainda há poucos estudos, considerando especificamente as séries iniciais, a maioria dos teóricos, então estudados, são unânimes em defender a importância do ensino de Artes Visuais no Ensino Fundamental. Além de a presença desse conteúdo colaborar para o desenvolvimento cognitivo, percebe-se, ainda, a sua contribuição em outras áreas da formação humana, despertando a curiosidade, a imaginação, a fruição, a reflexão, o dissenso, o conhecimento de novas formas de expressões artísticas, de diferentes culturas. É nossa intenção contribuir com esse estudo, com novas abordagens e novas metodologias que possam favorecer o ensino de Artes Visuais nas séries iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de artes visuais nas séries iniciais - fundamental 1pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA - CLAUDINÉIA XAVIER-FINAL (2) (1) (2).pdf358.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.