Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/50724
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Políticas de prevenção à evasão escolar na educação técnica Argentina: estratégias, alcances e perspectivas dos atores Institucionais |
Título(s) alternativo(s): | School dropout prevention policies in Argentine vocational education: strategies, aims, and perspectives of institutional actors |
Autor(es): | Denise Bianca Maduro Silva Passades Ana Miranda |
Resumen: | Este artigo analisa os programas que se propuseram combater a evasão escolar no ensino médio, na Argentina, entre 2003 e 2015. A construção do estudo baseia-se em análises documentais e entrevistas com funcionários do Instituto Nacional de Educação Tecnológica do Ministério da Educação da Argentina e em 3 escolas técnicas públicas na Cidade Autônoma de Buenos Aires. Por meio de uma investigação qualitativa, e com base na análise do discurso e das narrativas dos protagonistas, o texto possibilita aprofundar a compreensão do diagnóstico sobre o abandono escolar, como são pensadas as soluções e como se define o curso das políticas. Os resultados mostram que as políticas públicas para o desenvolvimento do ensino médio técnico, delineadas para o período, buscam maior democratização, mas continuam a apresentar limites estruturais com efeito para a efetiva conclusão das trajetórias educacionais na Argentina. |
Abstract: | This article analyses public policy programs for dropout prevention in the vocational upper secondary school in Argentina between 2003 and 2015. The study grounds on documents (reports, laws, and regulations) as well as interviews with officials of the Institute of Technological Education of the Ministry of Education from Argentina and in three technical schools maintained by the State in the City of Buenos Aires. Through a qualitative approach, the documents and the participants' discourse and narratives were analyzed under the categories: understanding the diagnosis of school dropout; thinking the solutions for school retention; defining the public educational policies. The research results show that the public policies were successful in democratizing access to the vocational secondary education, although presenting structural limits for carrying on effective dropout prevention in Argentina. |
Asunto: | Evasão escolar Ensino técnico - Argentina Ensino profissional - Argentina Políticas públicas - Argentina |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | PROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.14507/epaa.28.5456 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50724 |
Fecha del documento: | 14-dic-2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/5456 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Education Policy Analysis Archives |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Políticas de prevenção à evasão escolar na educação técnica Argentina Estratégias, alcances e perspectivas de atores institucionais.pdf | 400.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.