Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50748
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação profissional e tecnológica: cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"
Título(s) alternativo(s): Professional and technological education: comparisons between Brazil and Argentina in search of the "new development”
Autor(es): Remi Castioni
Denise Bianca Maduro Silva Passades
Reinaldo de Lima Reis Júnior
Resumo: Este artigo é o resultado do diálogo entre pesquisas que analisam modelos e estruturas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na contemporaneidade. Escolhemos no presente estudo as trajetórias de Brasil e Argentina, particularmente na última década, quando governos retomaram estratégias de desenvolvimento tendo o Estado como ator principal e conectam-se à estratégia da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – Cepal – nos anos de 1950/1960, assumindo os desafios da retomada do desenvolvimentismo. A partir das trajetórias históricas das políticas e a análise das instituições de EPT no Brasil e na Argentina, busca-se perceber os caminhos trilhados e os resultados alcançados a fim de se estabelecer possíveis comparações entre a EPT de ambos os países nas últimas décadas, guiando-se a partir dos estudos comparados em educação.
Abstract: This article is the result of the dialogue between our researches, which analyze models and structures of professional and technological education in contemporary times. In the present article we have chosen the trajectories of Brazil and Argentina, particularly in the last decade, when governments assume development strategies with the State as the main actor, connecting with the Economic Commission for Latin America and the Caribbean – Eclac – strategy in the years 1950/60, facing the challenges of resumption the development. From the historical trajectories and the analysis of the institutions of professional and technological education in Brazil and Argentina, we seek to perceive the ways and results accomplished in order to establish possible comparisons between the professional and technological education of both countries in the last decade, guiding us with the comparative studies in education field.
Assunto: Ensino profissional
Políticas públicas
Tecnologia
Educação comparada
Brasil
Argentina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: PROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.234-253
URI: http://hdl.handle.net/1843/50748
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/7438
metadata.dc.relation.ispartof: Desenvolvimento Em Questão
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.