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Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de uma metodologia para avaliação objetiva dos parâmetros do sistema de direção elétrica a partir da avaliação subjetiva do piloto em um simulador de dinâmica veicular
Autor(es): Felipe Menezes Barbosa
primer Tutor: Juan Carlos Horta Gutiérrez
primer miembro del tribunal : Claysson Bruno Santos Vimieiro
Segundo miembro del tribunal: Guilherme Costa Carneiro
Tercer miembro del tribunal: Ernani Sales Palma
Resumen: Esse trabalho de pesquisa busca desenvolver uma metodologia para avaliação de parâmetros de direção de maneira objetiva, correlacionando-os com avaliações subjetivas, através do uso de um simulador de dinâmica veicular. A avaliação subjetiva dos parâmetros do sistema de direção eram até então avaliados apenas durante as fases físicas de validação, quando ajustes são onerosos e demandam de tempo nem sempre disponível. A demanda por análises virtuais robustas cresce a cada projeto desenvolvido, devido ao seu menor custo e tempo de realização, somados a assertividade dos modelos virtuais atualmente. Com o auxílio de um simulador de dinâmica veicular, análises subjetivas podem ser antecipadas e direcionam o desenvolvimento de análises objetivas, tornando o processo mais dinâmico e focado em problemas percebidos antes da fase de ensaios físicos. Para tornar o estudo robusto, foi criado uma linha de desenvolvimento dos modelos de múltiplos corpos, passando pela correlação numérico experimental de K&C, handling e análises de direção, convertendo então o modelo de múltiplos corpos para real-time e para o uso no simulador validando-o subjetivamente. Através de uma análise de sensibilidade dos parâmetros de direção, relação de direção, Ackermann e variação de convergência, foram escolhidos quais modelos seriam avaliados subjetivamente no simulador, então correlacionando os resultados objetivos com subjetivos, criando e validando uma metodologia onde é possível estimar os impactos de modificações na avaliação subjetiva do veículo.
Abstract: This research work aims to develop a method for objectively evaluating steering parameters, correlating them with subjective assessments, through the usage of a vehicle dynamics simulator. The subjective evaluation of the steering parameters was only assessed during the physical phases of validation when adjustments are expensive and require timing that is not always available. The demand for robust virtual analyzes grows with each project developed, due to its lower cost and execution time, which added to the assertiveness of virtual models nowadays. With the support of a vehicle dynamics simulator, subjective assessments can be predicted and guide the development of objective analyses, making the process more dynamic and focused on problems perceived before they exist in physical vehicles. By making a robust study, a process of development of a multibody model was created, going through correlation using experimental data, K&C, handling, and steering analysis, for then converting the model to the simulator and subjectively validating it. Through a sensitivity analysis of the steering parameters, steering ratio, Ackermann, and bump steer, it was chosen which models would be exported and subjectively assessed in the simulator, then correlating objective with subjective results, creating, and validating a methodology where it is possible to estimate the impact of modifications on the subjective assessment of the vehicle.
Asunto: Engenharia mecânica
Veículos elétricos
Metodologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50768
Fecha del documento: 1-jul-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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