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dc.contributor.advisor1Juan Carlos Horta Gutiérrezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9663121418876516pt_BR
dc.contributor.referee1Claysson Bruno Santos Vimieiropt_BR
dc.contributor.referee2Guilherme Costa Carneiropt_BR
dc.contributor.referee3Ernani Sales Palmapt_BR
dc.creatorFelipe Menezes Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1379889952082388pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-09T17:03:01Z-
dc.date.available2023-03-09T17:03:01Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50768-
dc.description.abstractThis research work aims to develop a method for objectively evaluating steering parameters, correlating them with subjective assessments, through the usage of a vehicle dynamics simulator. The subjective evaluation of the steering parameters was only assessed during the physical phases of validation when adjustments are expensive and require timing that is not always available. The demand for robust virtual analyzes grows with each project developed, due to its lower cost and execution time, which added to the assertiveness of virtual models nowadays. With the support of a vehicle dynamics simulator, subjective assessments can be predicted and guide the development of objective analyses, making the process more dynamic and focused on problems perceived before they exist in physical vehicles. By making a robust study, a process of development of a multibody model was created, going through correlation using experimental data, K&C, handling, and steering analysis, for then converting the model to the simulator and subjectively validating it. Through a sensitivity analysis of the steering parameters, steering ratio, Ackermann, and bump steer, it was chosen which models would be exported and subjectively assessed in the simulator, then correlating objective with subjective results, creating, and validating a methodology where it is possible to estimate the impact of modifications on the subjective assessment of the vehicle.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho de pesquisa busca desenvolver uma metodologia para avaliação de parâmetros de direção de maneira objetiva, correlacionando-os com avaliações subjetivas, através do uso de um simulador de dinâmica veicular. A avaliação subjetiva dos parâmetros do sistema de direção eram até então avaliados apenas durante as fases físicas de validação, quando ajustes são onerosos e demandam de tempo nem sempre disponível. A demanda por análises virtuais robustas cresce a cada projeto desenvolvido, devido ao seu menor custo e tempo de realização, somados a assertividade dos modelos virtuais atualmente. Com o auxílio de um simulador de dinâmica veicular, análises subjetivas podem ser antecipadas e direcionam o desenvolvimento de análises objetivas, tornando o processo mais dinâmico e focado em problemas percebidos antes da fase de ensaios físicos. Para tornar o estudo robusto, foi criado uma linha de desenvolvimento dos modelos de múltiplos corpos, passando pela correlação numérico experimental de K&C, handling e análises de direção, convertendo então o modelo de múltiplos corpos para real-time e para o uso no simulador validando-o subjetivamente. Através de uma análise de sensibilidade dos parâmetros de direção, relação de direção, Ackermann e variação de convergência, foram escolhidos quais modelos seriam avaliados subjetivamente no simulador, então correlacionando os resultados objetivos com subjetivos, criando e validando uma metodologia onde é possível estimar os impactos de modificações na avaliação subjetiva do veículo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireção elétricapt_BR
dc.subjectAvaliação subjetivapt_BR
dc.subjectAvaliação objetivapt_BR
dc.subjectMúltiplos corpospt_BR
dc.subjectElastocinematismopt_BR
dc.subjectK&Cpt_BR
dc.subjectCorrelação numérico experimentalpt_BR
dc.subjectDinâmica veicularpt_BR
dc.subjectEngenharia do produtopt_BR
dc.subjectSimulador de dinâmica veicularpt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherVeículos elétricospt_BR
dc.subject.otherMetodologiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma metodologia para avaliação objetiva dos parâmetros do sistema de direção elétrica a partir da avaliação subjetiva do piloto em um simulador de dinâmica veicularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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