Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50780
Type: Artigo de Periódico
Title: A importância da gestão por resultados na melhoria de desempenho institucional: um estudo sobre o Hospital das Clínicas da UFMG
Other Titles: The importance of results management in improving institucional performance: a study on Hospital das Clínicas at UFMG
Authors: Nyhara Kellen Rodrigues de Oliveira
André de Carvalho Bandeira Mendes
Abstract: O estudo tem por objetivo descrever e avaliar o aprimoramento de metodologia de gestão por resultados no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentando os primeiros resultados, análises e o monitoramento de indicadores como medida de qualidade e de melhoria. Trata-se de relato de experiência com descrição e avaliação dos dados referentes aos indicadores monitorados durante os anos de 2016 e 2017 com base na metodologia de Gestão por Resultados adotada no hospital em 2013. Para tal, foi realizada consultas em documentos do sistema interno da instituição, intranet, sites e Geplanes, além do acompanhamento nas etapas do monitoramento de indicadores junto às unidades do hospital. Como resultado, o hospital obteve uma melhoria nos índices de desempenho de indicadores de 59,04 em 2016 para 75,05 em 2017. O estudo identificou que, a prática de monitoramento promove a consolidação e maturidade da gestão por resultados.
Abstract: The study aims to describe and evaluate the improvement of results-based management methodology at the Hospital das Clínicas (HC) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) presenting the first results, analyzes and monitoring of indicators as a measure of quality and improvement . This is an experience report with description and evaluation of data referring to the indicators monitored during the years 2016 and 2017 based on the Management by Results methodology adopted at the hospital in 2013. To this end, consultations were carried out on documents of the company's internal system. institution, intranet, websites and Geplanes, in addition to monitoring the stages of monitoring indicators with the hospital units. As a result, the hospital achieved an improvement in the indicators' performance indexes from 59.04 in 2016 to 75.05 in 2017. The study identified that, the monitoring practice promotes the consolidation and maturity of management by results.
Subject: Gestão da qualidade total
Saúde - Administração - Brasil
Trabalho - Avaliação
Avaliação de resultados (Cuidados médicos)
Saúde - Indicadores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
HCL - HOSPITAL DAS CLINICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21450/rahis.v16i3.6026
URI: http://hdl.handle.net/1843/50780
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/6026
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
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