Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50790
Type: Dissertação
Title: A construção de saberes na trajetória de animadores de eventos infantis em Belém do Pará
Authors: Adrielson Acacio de Lima Barbosa
First Advisor: Hélder Ferreira Isayama
First Referee: Ana Cláudia Porfírio Couto
Second Referee: Cathia Alves
Abstract: Este estudo trata-se de um levantamento acerca dos saberes constituídos na trajetória dos animadores infantis de Belém-PA e teve como objetivos: identificar os profissionais que atuam no campo; analisar quais são os saberes e onde foram mobilizados para esta prática profissional; identificar as trajetórias dos sujeitos a partir do contexto social, bem como grupos de referência ou pessoas que marcaram esse desenvolvimento; e compreender que pessoas, instituições e espaços foram importantes para a construção dos saberes mobilizados em sua atuação. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográfica e de campo. Houve aplicação de entrevista semiestruturada a 15 animadores de eventos infantis em Belém do Pará; foram entrevistados sete mulheres e oito homens, com média de idade de 41,2 anos, de modo que o mais velho possui 64 anos e o mais novo, 30 anos. O tempo dedicado à carreira varia entre 10 e 38 anos, havendo em média 18 anos de atuação. A formação escolar dos entrevistados é diversificada, variando entre ensino médio incompleto e pós-graduação lato sensu. Os dados foram tratados através da metodologia de análise de conteúdo, e como resultado identificou-se que os saberes mobilizados para a prática profissional estão ligados tanto ao domínio de conteúdos (saber envolver o público com a brincadeira e com a contação de histórias), quanto à postura profissional necessária para prática de animação de eventos (buscar atualização profissional, possuir planejamento e capacidade de solucionar adversidades, ter uma boa comunicação, ter condutas éticas, gostar de crianças e as respeitar, ter automotivação, alegria e animação). Os contextos em que esses saberes foram construídos são variados e contemplam as vivências lúdicas na infância, o contato com práticas culturais, como o esporte, a dança e o teatro, além das experiências laborais e dos momentos de lazer. Entre as instituições que influenciaram essa formação, estão os estabelecimentos de ensino, a igreja e escolas de arte; já as pessoas importantes para essa trajetória são familiares, professores, palestrantes, animadores de televisão, colegas de profissão em outros segmentos do lazer e outros animadores que contribuíram para a elaboração do conteúdo de suas animações e no aprimoramento de suas habilidades pessoais de interpretação e de gestão dos trabalhos. Entre os grupos de referência para os sujeitos pesquisados, estão coletivos de artistas que inspiraram o trabalho dos animadores, tal qual os grupos voltados para práticas esportivas, dança e teatro dos quais participaram.
Abstract: The research presents a summary on recreation entertainers’ knowledge constitution as they developed their careers in Belém-PA. Its objectives are to identify professionals working in the field; to analyze their knowledge and where it has been applied towards such a professional practice; to identify the subjects’ trajectories in relation to their social context, as well as to remarkable reference groups and people; and to understand which people, institutions and spaces were important for the applied knowledge constructed in their activity. The chosen methodology consists of bibliographical and field research. A total of 15 recreation entertainers from Belém-PA were part of semi-structured interviews. The interviewees were 7 women, 8 men, with an average age of 41,2 years old, the oldest one being 64 years old, and the youngest being 30. The time devoted to their career varies between 10 and 38 years, with an average of 18 year of professional activity. Their educational background is diverse, encompassing incomplete secondary education as well as lato sensu graduate courses. Data has been treated through content analysis, and results have allowed to identify how the applied knowledge is intertwined with content mastery regarding the process of knowing how to engage with the public while playing and telling stories, as much as with professional attitude necessary to their recreation practice in events. As examples of the latter, there are search for professional upgrades, planning and ability to solve problems, good communication, ethical conduct, the fact of liking and respecting children, self-motivation, and a happy and cheery attitude. Contexts in which the accumulated knowledge have been constituted are various and encompass ludic childhood experiences, contact with cultural practices such as sports, dance, and theater, also labor experiences and leisure moments. Among the institutions that influenced their background there are educational establishments, church, and art schools. As to the people who were relevant to the subjects’ trajectory there are relatives, teachers, lecturers, television entertainers, professional colleagues in other fields of leisure, and other entertainers who helped them preparing their content and improving their personal skills of interpretation and work management. Among the reference groups, there are artists collectives that inspire the recreation entertainers, such as groups oriented to sports practices, dance and theater, in which the subjects took part.
Subject: Eventos
Belém (PA)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50790
Issue Date: 30-Jul-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adrielson Barbosa_repositório OK OK.pdfDISSERTAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE SABERES NA TRAJETÓRIA DE ANIMADORES DE EVENTOS INFANTIS EM BELÉM DO PARÁ1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.