Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50816
Type: Tese
Title: A expressão do inexprimível na arte : sobre o conceito de teor de verdade no pensamento de Theodor W. Adorno
Authors: Bruno Luciano de Paiva Silva
First Advisor: Verlaine Freitas
First Referee: Bruno Pucci
Second Referee: Douglas Garcia Alves Junior
Third Referee: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
metadata.dc.contributor.referee4: Daniel Oliveira Pucciarelli
Abstract: A presente tese defende a dialética entre verdade e expressão como o fio condutor mais consistente para interpretar a estética de Theodor W. Adorno (1903-1969). Para tanto, examinamos, no primeiro capítulo, o diagnóstico elaborado pela Dialética do esclarecimento sobre a situação da arte no mundo administrado, no qual analisamos a reificação do pensar pela razão instrumental, que resulta na integração funcional do indivíduo ao mundo administrado e no conformismo. Vimos que a indústria cultural cumpre um papel fundamental nessa adaptação e, por isso, optamos por analisar as ideias de manipulação retroativa, esquematismo, domesticação do estilo, perda da função do trágico e fetichismo da mercadoria. Em seguida, destacamos o diagnóstico traçado pela Teoria estética sobre a situação da arte na contemporaneidade, que contempla o tema da indústria cultural, o problema da desartificação da arte, da questão do fim da arte e da relação arte e sociedade. Vimos, ainda, a crítica à razão instrumental e a apresentação de uma racionalidade crítica, a racionalidade estética, bem como uma reflexão sobre o conceito de belo natural e o conceito de experiência. O passo seguinte foi de explicar como a dialética entre verdade e expressão das obras de arte é fio condutor mais adequado para interpretar a estética adorniana, pois é nesta tensão que se constitui uma importante forma de resistência à integração funcional ao mundo administrado. A expressão do teor de verdade da obra de arte tornaria possível resistir aos encantos do mundo administrado. Por último, analisamos no capítulo final os desdobramentos da dialética entre expressão e verdade no campo da crítica literária elaborada por Adorno.
Subject: Filosofia - Teses
Arte - Teses
Estética - Teses
Adorno, Theodor W.,1903-1969
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50816
Issue Date: 21-Oct-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Paiva Tese Repositorio 2023 2.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.