Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50854
Type: Tese
Title: Música na Princesa D'Oeste Mineiro: uma cartografia das práticas, formações e espaços educativos em Formiga
Other Titles: Music at Princesa D'Oeste Mineiro: a cartography of practices, training and educational spaces in Formiga
Authors: Vinícius Eufrásio de Oliveira
First Advisor: Edite Maria Oliveira da Rocha
First Referee: Luis Ricardo Silva Queiroz
Second Referee: Paulo Augusto Castagna
Third Referee: Fernando Lacerda Simões Duarte
Abstract: Em meados do século XVIII a abertura de novos caminhos entre as principais vilas da província brasileira de Minas Gerais rumo às jazidas em Goiás ocasionou o processo de povoamento do vasto sertão localizado entre os rios Grande e São Francisco. Esse movimento, impulsionado pelo projeto civilizatório da Coroa Portuguesa, fomentou a criação de diversos núcleos comunitários ao longo das rotas mais usuais que, com o passar do tempo, se tornaram vilarejos e cidades com uma intensa atividade cultural. O presente trabalho parte de um levantamento documental sobre as atividades musicais que ocorreram na região onde hoje está situada a cidade de Formiga (MG, Brasil), considerada, na época, como umas das principais entradas em direção ao sertão e ponto estratégico de parada para comerciantes, tropas e grupos de viajantes. A pesquisa em fontes primárias oportunizou o levantamento e a análise de dados ainda inéditos e que possibilitaram alcançar a compreensão sobre as práticas musicais dos variados grupos sociais que compuseram a comunidade local ao longo de sua formação. Neste sentido, foram consultados especialmente: 1) Fundos documentais localizados em acervos públicos e pessoais; 2) Reportagens de jornais e revistas de época; 3) Evidências imagéticas; 4) Relatos de viajantes e memorialistas locais; 5) Processos judiciais; 6) Documentos musicográficos; 7) Correspondências; e 8) Depoimentos de antigos agentes culturais que atuaram na região na primeira metade do século XX. No âmbito desta investigação, foram identificados fatos, espaços, instituições, trajetórias de grupos e pessoas que produziram e praticaram música em Formiga ao longo de sua história, construindo uma narrativa ainda não considerada pela historiografia local. Desde o início de sua povoação, ocorreu no espaço geográfico de Formiga uma ampla variedade de práticas musicais fomentadas por um contexto favorecido inicialmente pelo intenso trânsito de pessoas e, especialmente a partir do século XX, impulsionadas pelo progresso estrutural, político e cultural vivenciado pela comunidade formiguense e expresso sobretudo pelos diferentes grupos sociais locais. Assim, numa estrutura tripartida, esta tese apresenta numa primeira parte a base da estrutura documental e metodológica que sustentaram esta investigação musicológica, uma segunda parte que entrelaça a narrativa historiográfica da formação e desenvolvimento musical nesta região no longo século XIX e, uma terceira parte, que tece histórias temáticas novecentistas selecionadas a partir da estrutura inicial.
Abstract: In the mid-eighteenth century, the opening of new roads between the main towns in the Brazilian province of Minas Gerais towards the deposits in Goiás led to the process of settlement of the vast hinterland located between the Grande and São Francisco rivers. This movement, driven by the civilizing project of the Portuguese Crown, fostered the creation of several community nuclei along the most usual routes which, over time, became villages and cities with an intense cultural activity. The present work is based on a documental investigation about the musical activities that took place in the region where the city of Formiga (MG, Brazil) is located today. This city was considered, at the time, one of the main entrances towards the hinterland and a strategic stopping point for traders, troops and groups of travellers. The research on primary sources provided the opportunity to collect and analyse still unpublished data which enabled us to understand the musical practices of the various social groups which constitute the local community throughout its formation. In this sense, we have consulted especially: 1) Public and personal collections; 2) Seasonal newspapers and magazine reports; 3) Iconographic material; 4) Travellers' and local memorialists' reports; 5) Judicial processes; 6) Musicographical documents; 7) Correspondence; and 8) Statements of former cultural agents who worked in the region during the first half of the twentieth century. All over this investigation, facts, spaces, institutions, trajectories of groups and people who produced and practiced music throughout Formiga’s history were identified, building a narrative not yet considered by local historiography. Thus, it is concluded that since the beginning of its settlement, a wide variety of musical practices occurred in the geographic space of Formiga. Those were fostered by a context initially favored by the intense traffic of people during the twentieth century, driven by the structural, political and cultural progress experienced by Formiguense’s community and expressed mainly by different local social groups. In a tripartite structure, this thesis presents at first the basis of the documentary and methodological structure that supported this musicological investigation. The second chapter intertwines the historiographical narrative of musical formation and development of this region along the 19th century. The third and last chapter that weaves 19th century themed stories selected from the initial structure.
Subject: Música - Teses
Musicologia
Música e história - Formiga (MG)
Bandas (Música)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50854
Issue Date: 1-Aug-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE DOUTORADO VINÍCIUS EUFRÁSIO - VERSÃO FINAL DIGITAL (1).pdf28.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.