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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A multimodalidade como ferramenta de inclusão no jornalismo científico
Título(s) alternativo(s): Multimodality as a tool of inclusion in scientific journalism
Autor(es): Luana Macieira Barbosa
Resumen: Este artigo tem por objetivo refletir sobre o modo como a multimodalidade se faz presente no discurso de jornalismo científico. Nos debruçamos sobre matérias da revista Pesquisa FAPESP, publicação jornalística impressa dedicada à divulgação de pesquisas científicas. Uma vez que as páginas de uma revista são compostas por notícias formadas por textos, imagens, gráficos e fotos, utilizamos textos jornalísticos para observar como o fenômeno da multimodalidade ocorre. Neste trabalho, consideramos as relações entre poder e discurso de Gnerre (2009) e Fairclough (2001), além das categorias de análise elaboradas por Kress e van Leeuwen (2006) em Reading images. The grammar of visual design. Nossos resultados apontam para o fato de que, no atual cenário de crise democrática, o jornalismo científico utiliza recursos multimodais para tornar os textos mais inteligíveis, funcionando como ferramenta de inclusão e auxiliando para que o discurso da ciência não seja usado como elemento de poder por aqueles que o produzem nos laboratórios, institutos de pesquisa e universidades.
Abstract: This article aims to reflect upon how multimodality is present in the scientific journalism discourse. It analyses the journalistic articles published in Pesquisa FAPESP, a print magazine devoted to disseminate scientific research. As the pages of a magazine consist of texts, images, graphics and photos, the articles were used to observe how multimodality occurs in this kind of text. The analysis draws on the relationships between power and discourse as posited by Gnerre (2009) and Fairclough (2001), as well as the categories of analysis proposed by Kress and van Leeuwen (2006) in Reading images. The grammar of visual design. The results show that, in the current context of democratic crisis, scientific journalism uses multimodal resources to make texts more intelligible, serving as a tool of inclusion and preventing the discourse of science from being used as an element of power by those who produce it inside laboratories, research institutes, and universities.
Asunto: Modalidade (Linguística)
Jornalismo cientifico
Divulgação científica
Integração social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v36n1-2020-10
URI: http://hdl.handle.net/1843/50899
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/50764
metadata.dc.relation.ispartof: Letras & Letras
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