Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50948
Type: Monografia (especialização)
Title: As esculturas "bichos" de Lygia Clark em sala de aula
Authors: Cristina da Silva
First Advisor: Maurílio Andrade Rocha
First Referee: Mariana de Lima e Muniz
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo mostrar simultaneamente a minha ação como professora no desenvolvimento de aulas de artes, como referência artística as esculturas “bichos” da artista Lygia Clark. Ao mesmo tempo, pesquisei o processo de criação dessas esculturas em uma série que foi do ano de 1960 a 1964. Apresentei experiências estéticas vivenciadas, através de uma atividade de Arte, desenvolvida em uma escola da rede municipal de Contagem, entre alunos de 4º, 5º e 6º anos. Foram utilizados como referenciais teóricos textos da própria artista Lygia Clark e Beatriz Carneiro. Os textos de Ana Mae Barbosa, PCN’s Arte, Rita Irwin, Ferraz e Fusari e Belidson Dias também contribuíram para o desenvolvimento dessa pesquisa. Pude deduzir que desenvolver com os alunos as capacidades de representar, interpretar, imaginar e compreender uma experiência estética precisamos de muita pesquisa, prática pedagógica e prática como artista e que essas ações fazem parte de um círculo que gira em constantes mudanças.
Subject: Clark, Lygia, 1920-1988
Arte - Estudo e ensino
Escultura brasileira
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50948
Issue Date: 13-Dec-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mong Cristina Silva Corrigida Apos Defesa.pdf812.31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons