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http://hdl.handle.net/1843/50966
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Possibilidades e (in)viabilidades do espanhol na educação básica: as leis da metade |
Título(s) alternativo(s): | Possibilities and (in)feasibility of spanish in basic education: the laws of the half |
Autor(es): | Fernanda Peçanha Carvalho |
Resumo: | Problematizamos neste artigo dois conjuntos de discursividades: os sistemas de enunciabilidade tanto da possibilidade quanto da (in)viabilidade do ensino-aprendizado de espanhol. Nosso corpus está constituído pela textualidade da Lei nº 11.161/2005, Resolução nº 2.742/2015, Lei nº 13.415/2017 e por dizeres de professores de espanhol. Sob o paradigma discursivo-psicanalítico, a partir do viés interpretativista, acionamos a vertente francesa da Análise do Discurso com atravessamento da psicanálise e em diálogo com as Ciências Sociais (Pêcheux, 2008; Foucault, 2003, 2013). Desse modo, depreendemos os efeitos de sentido das discursividades das leis e as representações dos dizeres dos sujeitos-professores acerca desses dispositivos. Concluímos que a enunciabilidade da possibilidade ressignificou os conflitos decorrentes do processo de textualização da Lei do Espanhol. E que os dizeres da (in)viabilidade agravam assimetrias, reproduzem e legitimam desigualdades sociais, reduzindo as perspectivas de uma educação linguística plural nas escolas brasileiras. |
Abstract: | In this article, we discuss two sets of discourses: the system of enunciability of the possibility and the system of enunciability of the (in)viability of Spanish teaching and learning. Our corpus is established by the textuality of Law 11.161/2005, Resolution 2.742/2015, Law 13.415/2017, and reports of Spanish teachers. Based on the discursive-psychoanalytic paradigm, from an interpretative perspective, we count on the theoretical contribution of French Discourse Analysis with the intersection of psychoanalysis and in connection with Social Sciences (Pêcheux, 2008; Foucault, 2003, 2013). Therefore, we examine the meaning effects of the laws and the representations in teachers’ reports about these devices. Our analysis allowed us to conclude that the enunciability of possibility re-signified the conflicts arising from the textualization process of the Spanish Law. Also, the words of (in)viability worsen asymmetries, reproduce and legitimize social inequalities, thus reducing the perspectives of pluralistic language education in Brazilian schools. |
Assunto: | Língua espanhola - Estudo e ensino Linguagem - Política governamental Análise do discurso Educação básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | COLTEC - COLEGIO TECNICO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i19p676-703 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50966 |
Data do documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/158173 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Caracol |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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