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Tipo: Artigo de Evento
Título: Levantamento e análise de dados de consumo desagregado de energia em escola pública municipal para retroffiting
Autor(es): Isadora C. F. Buchala
Beatriz Ribeiro Bartholo
Sabrina de Oliveira Fabiano
Eleonora Sad de Assis
Roberta Vieira Gonçalves de Souza
Resumen: Edifícios complexos, como escolas públicas, são raramente submetidos a avaliações pós-uso para verificar seu estado de conformidade às condições iniciais do projeto ou para sua atualização. Além disso, na esfera municipal lida-se com dificuldades envolvendo a falta de monitoramento do desempenho da edificação, já que regulamentações legais muitas vezes se restringem à escala nacional, e pelo fato de que as escolas municipais, em geral, estão localizadas em espaços urbanos com diversas vulnerabilidades. Este artigo apresenta um estudo de caso com avaliação pós-ocupação energética (APO) na Escola Municipal Herbert José de Souza, em Belo Horizonte, para propor a melhoria do desempenho energético do edifício. Foram levantados dados locais e analisado o consumo desagregado de energia por usos finais do edifício. Técnicas de observação extensiva como walk-through, tabulação, representação de dados e criação de cenários de propostas foram utilizadas para entender as atividades desempenhadas e o consumo de energia advindo da utilização de equipamentos e iluminação artificial. Após a análise dos dados levantados, foi possível obter resultados satisfatórios de economia de energia no sistema de equipamentos por meio de troca por equipamentos mais eficientes e com menor potência. No sistema de iluminação, da mesma forma, há grande economia de energia com a troca de lâmpadas fluorescentes por LED e aumento de lâmpadas em ambientes que não atendiam a norma NBR 8995/2013. Dentre as conclusões, destaca-se o fato de que a metodologia selecionada para o estudo foi satisfatória, mesmo havendo limitações quanto à modelagem do consumo estimado. A realização da APO energética se mostrou de grande importância para uma boa proposta de manutenção de edifícios públicos escolares.
Asunto: Energia elétrica
Energia - consumo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51005
Fecha del documento: sep-2019
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído ; Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído
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