Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51005
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dc.creatorIsadora C. F. Buchalapt_BR
dc.creatorBeatriz Ribeiro Bartholopt_BR
dc.creatorSabrina de Oliveira Fabianopt_BR
dc.creatorEleonora Sad de Assispt_BR
dc.creatorRoberta Vieira Gonçalves de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-17T17:15:17Z-
dc.date.available2023-03-17T17:15:17Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.citation.issue15; 11pt_BR
dc.citation.spage2391pt_BR
dc.citation.epage2400pt_BR
dc.identifier.issn9788589478458pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51005-
dc.description.resumoEdifícios complexos, como escolas públicas, são raramente submetidos a avaliações pós-uso para verificar seu estado de conformidade às condições iniciais do projeto ou para sua atualização. Além disso, na esfera municipal lida-se com dificuldades envolvendo a falta de monitoramento do desempenho da edificação, já que regulamentações legais muitas vezes se restringem à escala nacional, e pelo fato de que as escolas municipais, em geral, estão localizadas em espaços urbanos com diversas vulnerabilidades. Este artigo apresenta um estudo de caso com avaliação pós-ocupação energética (APO) na Escola Municipal Herbert José de Souza, em Belo Horizonte, para propor a melhoria do desempenho energético do edifício. Foram levantados dados locais e analisado o consumo desagregado de energia por usos finais do edifício. Técnicas de observação extensiva como walk-through, tabulação, representação de dados e criação de cenários de propostas foram utilizadas para entender as atividades desempenhadas e o consumo de energia advindo da utilização de equipamentos e iluminação artificial. Após a análise dos dados levantados, foi possível obter resultados satisfatórios de economia de energia no sistema de equipamentos por meio de troca por equipamentos mais eficientes e com menor potência. No sistema de iluminação, da mesma forma, há grande economia de energia com a troca de lâmpadas fluorescentes por LED e aumento de lâmpadas em ambientes que não atendiam a norma NBR 8995/2013. Dentre as conclusões, destaca-se o fato de que a metodologia selecionada para o estudo foi satisfatória, mesmo havendo limitações quanto à modelagem do consumo estimado. A realização da APO energética se mostrou de grande importância para uma boa proposta de manutenção de edifícios públicos escolares.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído ; Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectRetrofittingpt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectConsumo desagregadopt_BR
dc.subjectAPOpt_BR
dc.subject.otherEnergia elétricapt_BR
dc.subject.otherEnergia - consumopt_BR
dc.titleLevantamento e análise de dados de consumo desagregado de energia em escola pública municipal para retroffitingpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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