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http://hdl.handle.net/1843/51005
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Isadora C. F. Buchala | pt_BR |
dc.creator | Beatriz Ribeiro Bartholo | pt_BR |
dc.creator | Sabrina de Oliveira Fabiano | pt_BR |
dc.creator | Eleonora Sad de Assis | pt_BR |
dc.creator | Roberta Vieira Gonçalves de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T17:15:17Z | - |
dc.date.available | 2023-03-17T17:15:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.citation.issue | 15; 11 | pt_BR |
dc.citation.spage | 2391 | pt_BR |
dc.citation.epage | 2400 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 9788589478458 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51005 | - |
dc.description.resumo | Edifícios complexos, como escolas públicas, são raramente submetidos a avaliações pós-uso para verificar seu estado de conformidade às condições iniciais do projeto ou para sua atualização. Além disso, na esfera municipal lida-se com dificuldades envolvendo a falta de monitoramento do desempenho da edificação, já que regulamentações legais muitas vezes se restringem à escala nacional, e pelo fato de que as escolas municipais, em geral, estão localizadas em espaços urbanos com diversas vulnerabilidades. Este artigo apresenta um estudo de caso com avaliação pós-ocupação energética (APO) na Escola Municipal Herbert José de Souza, em Belo Horizonte, para propor a melhoria do desempenho energético do edifício. Foram levantados dados locais e analisado o consumo desagregado de energia por usos finais do edifício. Técnicas de observação extensiva como walk-through, tabulação, representação de dados e criação de cenários de propostas foram utilizadas para entender as atividades desempenhadas e o consumo de energia advindo da utilização de equipamentos e iluminação artificial. Após a análise dos dados levantados, foi possível obter resultados satisfatórios de economia de energia no sistema de equipamentos por meio de troca por equipamentos mais eficientes e com menor potência. No sistema de iluminação, da mesma forma, há grande economia de energia com a troca de lâmpadas fluorescentes por LED e aumento de lâmpadas em ambientes que não atendiam a norma NBR 8995/2013. Dentre as conclusões, destaca-se o fato de que a metodologia selecionada para o estudo foi satisfatória, mesmo havendo limitações quanto à modelagem do consumo estimado. A realização da APO energética se mostrou de grande importância para uma boa proposta de manutenção de edifícios públicos escolares. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído ; Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Retrofitting | pt_BR |
dc.subject | Eficiência energética | pt_BR |
dc.subject | Consumo desagregado | pt_BR |
dc.subject | APO | pt_BR |
dc.subject.other | Energia elétrica | pt_BR |
dc.subject.other | Energia - consumo | pt_BR |
dc.title | Levantamento e análise de dados de consumo desagregado de energia em escola pública municipal para retroffiting | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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Levantamento e análise de dados de consumo desagregado de energia em escola pública municipal para retroffiting.pdf | 267.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
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