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dc.contributor.advisor1Roberto da Costa Quininopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4614108535307047pt_BR
dc.contributor.referee1Danilo Gilberto de Oliveira Valadarespt_BR
dc.creatorIsrael Tomaz Ferreira Juniorpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555494235190943pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-17T17:27:16Z-
dc.date.available2023-03-17T17:27:16Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51008-
dc.description.abstractThe study of the queues aims to equate operating costs with the efficiency of the system and allow the rational sizing of the infrastructure, human resources, the necessary machinery and installations, aiming at a better performance. To this end, some parameters are defined that aim to systematize the study of queues, among which traffic intensity stands out. For a more consistent study of these systems, Bayesian inference can be used, which is based on the association of prior knowledge about a given system by a specialist in the area, called priori, to the empirical knowledge obtained from the analysis of data collected in loco, using, for that, the Bayes Theorem. This monograph aims to establish a sensitivity interval for traffic intensity in M/M/s queues using the importance-resampling-initiated algorithm (SIR) with an informative a priori distribution using a triangular distribution, making use of a program developed in the R software and analyzing a practical situation involving observations of queues in a supermarket.pt_BR
dc.description.resumoO estudo das filas visa equacionar custos operacionais com a eficiência do sistema e permitem o dimensionamento racional da infraestrutura, recursos humanos, do maquinário necessário e instalações visando uma melhor performance. Para tanto, são definidos alguns parâmetros que visam sistematizar o estudo das filas, dentre os quais se destaca a intensidade de tráfego. Para um estudo mais consistente desses sistemas pode-se empregar a inferência Bayesiana, que se baseia na associação de conhecimentos prévios sobre determinado sistema por um especialista da área, chamada de priori, aos conhecimentos empíricos obtidos a partir da análise de dados coletados in loco, utilizando, para tanto, o Teorema de Bayes. Esta monografia visa estabelecer um intervalo de credibilidade para intensidade de tráfego em filas M/M/s utilizando o algoritmo amostragem-reamostragem por importância (SIR) com distribuição a priori informativa utilizando uma distribuição triangular, fazendo uso de um programa desenvolvido no software R e analisando uma situação prática envolvendo observações de filas em um supermercado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estatísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilas markovianaspt_BR
dc.subjectIntensidade de tráfegopt_BR
dc.subjectAmostragem-reamostragem por importância (SIR)pt_BR
dc.subjectFator de Bayespt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.subject.otherTeoria de filas markovianaspt_BR
dc.subject.otherDecisão estatísticapt_BR
dc.titleTeste de hipóteses bayesiano para intensidade de tráfego em filas M/M/s utilizando o algoritmo amostragem-reamostragem por importância (SIR)pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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