Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51071
Type: Tese
Title: Entre a medicina e a branquitude : as políticas de ações afirmativas em um ambiente de formação médica em Belo Horizonte
Authors: Tiago Heliodoro Nascimento
First Advisor: Érica Renata de Souza
First Referee: Rosana Maria Nascimento Castro Silva
Second Referee: Rodrigo Ednilson de Jesus
Third Referee: Edgar Rodrigues Barbosa Neto
metadata.dc.contributor.referee4: Marko Synésio Alves Monteiro
Abstract: Esta tese procura estudar as relações entre medicina e branquitude no Brasil, e observar como as políticas de ações afirmativas para pessoas negras nas universidades públicas federais têm deslocado essa relação. Após apresentar e explorar meu lugar de homem negro formado pelas primeiras políticas de cotas nas universidades brasileiras do início dos anos 2000, bem como minhas experiências como militante pela implementação de ações afirmativas na minha própria pós-graduação em Antropologia, e mostrar como essas experiências me conduziram a uma pesquisa sobre seus efeitos no curso de medicina, inicialmente, a pesquisa procura identificar as relações históricas entre medicina e branquitude no Brasil. Nesse sentido, realiza uma revisão bibliográfica crítica de trabalhos de historiadores da medicina, principalmente, observando como personagens e instituições da medicina brasileira são representados. Lembrando que são quase todos brancos, atenta para as estratégias discursivas que desassociam a branquitude e a medicina de qualquer percepção negativa. Ganham destaque o paralelismo e a sobreposição de processos, como o de institucionalização da medicina (criação de escolas, órgãos de representação e sua aproximação com o estado), as lutas das pessoas negras africanas e brasileiras contra o escravização, e o de acomodação da teoria eugênica no Brasil. Ao entrelaçar esses movimentos, identifica como a medicina operou na atualização de termos e práticas racistas, e argumenta que, mais que representações negativas em torno da experiência negra, a medicina foi um agente de defesa da superioridade racial branca. Dessa forma, defende a importância de falarmos em supremacia branca no Brasil. Através de um esforço etnográfico, a tese olha para materialidades do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG para identificá-lo como mais que um organizador de memórias médicas, mas como um centro de memorabilias brancas. Teoricamente, a tese se ancora sobretudo no conceito de dispositivo de racialidade/biopoder, desenvolvido por Sueli Carneiro (2005), ideia que procura compreender e relacionar com referências dos estudos críticos da branquitude, em especial Maria Aparecida Silva Bento (2002) e seu conceito de pacto narcísico da branquitude, ambos, ferramentas fundamentais tanto na crítica historiográfica quanto na abordagem de entrevistas e experiências de campo que tive junto a estudantes e professores de cursos de medicina de Belo Horizonte. Daí em diante, percorre questões colocadas pelo campo, como aquelas em torno do perfil racial dos cadáveres historicamente utilizados para aulas de anatomia nos cursos de medicina no Brasil, corpos de pessoas negras e pobres, e explora o potencial dessa informação para a representação do dispositivo de racialidade/biopoder (Carneiro, 2005). Na abordagem das entrevistas, destaca como o curso de medicina é composto por uma fração de classe da branquitude que vive em condição de confinamento racial, e analisa como as cotas raciais têm impactado no auto reconhecimento racial de pessoas brancas, em especial, procura mostrar como a potência da ideologia da mestiçagem na cultura brasileira justifica a importância das bancas de heteroidentificação racial na efetivação das políticas de ações afirmativas para pessoas negras e como elas contribuem para a defesa da ideia de auto declaração racial. Um direito antirracista que protege a Negritude, isto é, a recuperação, por parte dos que foram redefinidos como negros durante a colonização, da condição de dizerem o que são, quem foram, e o que querem Ser.
Abstract: This thesis seeks to study the relationship between medicine and whiteness in Brazil, and to observe how affirmative action policies for black people in federal public universities have displaced this relationship. After presenting and exploring my place as a black man formed by the first quota policies in Brazilian universities in the early 2000s, as well as my experiences as a militant for the implementation of affirmative action in my own postgraduate course in anthropology, and showing how these experiences conducted a research on its effects on the medical course, initially, the research seeks to identify the historical relationships between medicine and whiteness in Brazil. In this sense, it performs a critical bibliographic review of works by historians of medicine, mainly observing how characters and institutions of Brazilian medicine are represented. Bearing in mind that they are almost all white, pay attention to the discursive strategies that disassociate whiteness and medicine from any negative perception. The parallelism and overlapping of processes stand out, such as the institutionalization of medicine (creation of schools, representative bodies and their approximation with the state), the struggles of African and Brazilian black people against enslavement, and the accommodation of theory eugenics in Brazil. By intertwining these movements, it identifies how medicine operated in the updating of racist terms and practices, and argues that, more than negative representations around the black experience, medicine was an agent of defense of white racial superiority. In this way, he defends the importance of talking about white supremacy in Brazil. Through an ethnographic effort, the thesis looks at materialities of the Memory Center of the Faculty of Medicine of UFMG to identify it as more than an organizer of medical memories, but as a center of white memorabilia. Theoretically, the thesis is based mainly on the concept of raciality/biopower apparatus, developed by Sueli Carneiro (2005), an idea that seeks to understand and relate to references from whiteness critical studies, especially Maria Aparecida Silva Bento (2002) and her concept of the narcissistic pact of whiteness, both fundamental tools both in historiographical criticism and in the approach of interviews and field experiences that I had with students and professors of medical courses in Belo Horizonte. From then on, it goes through questions raised by the field, such as those around the racial profile of corpses historically used for anatomy classes in medicine courses in Brazil, bodies of black and poor people, and explores the potential of this information for the representation of the of raciality/biopower apparatus (Carneiro, 2005). In the approach of the interviews, it highlights how the medical course is composed of a fraction of the whiteness class that lives in a condition of racial confinement, and analyzes how racial quotas have impacted the racial self-recognition of white people, in particular, it seeks to show how the potency of the ideology of miscegenation in Brazilian culture justifies the importance of racial heteroidentification committee in the implementation of affirmative action policies for black people and how they contribute to the defense of the idea of racial self-declaration. An anti-racist right that protects Negritude, that is, the recovery, on the part of those who were redefined as blacks during colonization, of the condition of saying what they are, who they were, and what they want to be.
Subject: Antropologia - Teses
Reçaões raciais - Teses
Medicina - História - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/51071
Issue Date: 13-Oct-2022
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