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http://hdl.handle.net/1843/51124
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Por uma história que não seja única: construindo sentidos no diálogo com a narrativa literária na sala de aula |
Autor(es): | Ana Cristina Pinto Bezerra |
primer Tutor: | Junot de Oliveira Maia |
primer miembro del tribunal : | Francis Arthuso Paiva |
Segundo miembro del tribunal: | Carolina Bottosso de Moura |
Resumen: | Esta proposta de ensino volta-se para a relação entre três eixos distintos: a educação literária, a utilização de ferramentas digitais no ensino e uma educação antirracista. Tal relação nasce da compreensão da importância de um ensino que fomente a leitura literária, ao mesmo tempo em que se amplia o repertório de mundo dos sujeitos envolvidos no processo, os quais, por vezes, repercutem uma “mesma história única” sobre o continente africano. Assim, a partir da leitura em sala da obra Mayombe (1980), do escritor angolano Pepetela, uma série de atividades são propostas com o intuito de promover uma leitura significativa do romance, o que é potencializado pelo uso de ferramentas digitais sugeridas para que a atuação dos discentes frente ao texto literário seja realizada de forma ativa, crítica e criativa. Para tanto, o referencial teórico ancora-se nas reflexões do panorama teórico e metodológico do letramento literário, aliado aos fundamentos de um letramento digital, bem como os aspectos inerentes a uma educação antirracista, a qual amplia as vozes às quais os indivíduos teriam acesso no ambiente escolar. |
Abstract: | This teaching proposal focuses on the relationship between three distinct fildes: literary education, the use of digital tools in teaching and an anti-racist education. Such a relationship is born from the understanding of the importance of teaching that encourages literary reading, while expanding the repertoire of the world of the people involved in the process, which, sometimes, reverberate a “same single story” on the African continent. Thus, based on the reading in the classroom of Mayombe (1980), by the Angolan writer Pepetela, a series of activities are proposed with the aim of promoting a meaningful reading of the novel, which is enhanced by the use of digital tools suggested so that the performance of students in front of the literary text is carried out in an active, critical and creative way. To this objective, the theoretical framework is anchored in reflections on the theoretical and methodological panorama of literary literacy, combined with the fundamentals of digital literacy, as well as the aspects inherent to an anti-racist education, which expands the voices to which individuals would have access in the school environment. |
Asunto: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51124 |
Fecha del documento: | 23-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
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