Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51124
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Junot de Oliveira Maiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9606848154032239pt_BR
dc.contributor.referee1Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.referee2Carolina Bottosso de Mourapt_BR
dc.creatorAna Cristina Pinto Bezerrapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2431190241464768pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T15:22:15Z-
dc.date.available2023-03-22T15:22:15Z-
dc.date.issued2023-01-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51124-
dc.description.abstractThis teaching proposal focuses on the relationship between three distinct fildes: literary education, the use of digital tools in teaching and an anti-racist education. Such a relationship is born from the understanding of the importance of teaching that encourages literary reading, while expanding the repertoire of the world of the people involved in the process, which, sometimes, reverberate a “same single story” on the African continent. Thus, based on the reading in the classroom of Mayombe (1980), by the Angolan writer Pepetela, a series of activities are proposed with the aim of promoting a meaningful reading of the novel, which is enhanced by the use of digital tools suggested so that the performance of students in front of the literary text is carried out in an active, critical and creative way. To this objective, the theoretical framework is anchored in reflections on the theoretical and methodological panorama of literary literacy, combined with the fundamentals of digital literacy, as well as the aspects inherent to an anti-racist education, which expands the voices to which individuals would have access in the school environment.pt_BR
dc.description.resumoEsta proposta de ensino volta-se para a relação entre três eixos distintos: a educação literária, a utilização de ferramentas digitais no ensino e uma educação antirracista. Tal relação nasce da compreensão da importância de um ensino que fomente a leitura literária, ao mesmo tempo em que se amplia o repertório de mundo dos sujeitos envolvidos no processo, os quais, por vezes, repercutem uma “mesma história única” sobre o continente africano. Assim, a partir da leitura em sala da obra Mayombe (1980), do escritor angolano Pepetela, uma série de atividades são propostas com o intuito de promover uma leitura significativa do romance, o que é potencializado pelo uso de ferramentas digitais sugeridas para que a atuação dos discentes frente ao texto literário seja realizada de forma ativa, crítica e criativa. Para tanto, o referencial teórico ancora-se nas reflexões do panorama teórico e metodológico do letramento literário, aliado aos fundamentos de um letramento digital, bem como os aspectos inerentes a uma educação antirracista, a qual amplia as vozes às quais os indivíduos teriam acesso no ambiente escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectMayombe(1980)pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titlePor uma história que não seja única: construindo sentidos no diálogo com a narrativa literária na sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9934-1072pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Porumahistóriaquenãosejaúnica.pdfMonografia1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.