Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51159
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices
Título(s) alternativo(s): Efeitos da aprendizagem implícita, explícita e sequencial na aquisição da técnica de arremesso em novatos no basquetebol
Autor(es): Mariana Calábria Lopes
Maicon Rodrigues Albuquerque
Markus Raab
Resumen: This study aims to examine the effect of explicit and implicit learning in children, as well as a sequential application of learning modes, in the acquisition of the basketball shooting skill in an ecological setting. Participants (n=80) were novices in basketball, ages 9 to 12 years old. The experimental groups followed one of the three different methods of training, which combined technical and tactical aspects: (a) explicit, (b) implicit, or (c) sequential (implicit first and then explicit). The control group participated only in the measurements. A pre-test and a post-test measured the performance of basketball shooting skills in isolation. A transfer test in a 3-on-3 game condition was also applied. Results indicate that all intervention groups improved in a similar manner as a consequence of practice and there was no difference between the groups in the performance of the basketball shooting skill in isolation and under game condition. The sequential group obtained a performance drop similar to the explicit group in the transfer test, which may be due to the amount of explicit knowledge accumulated by them. The current findings indicate similar effects of implicit and explicit motor learning when they are applied in complex environments with children.
Abstract: O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem explícita e implícita em crianças, assim como a aplicação da aprendizagem sequencial, na aquisição da técnica de arremesso do basquetebol em um contexto ecológico. Os sujeitos (n=80) eram novatos no basquetebol, entre 9 e 12 anos. Os grupos experimentais seguiram um dos três diferentes métodos de treinamento, os quais combinaram aspectos técnicos e táticos: (a) explícito, (b) implícito, ou (c) sequencial (primeiro implícito e depois explícito). O grupo controle participou somente das fases de testes. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste para avaliar o desempenho da técnica do arremesso de forma isolada. Também aplicou-se um teste de transferência no formato de um jogo de 3 vs. 3. Os resultados indicaram que todos os grupos experimentais melhoraram de forma semelhante como consequência do treinamento, não diferindo no desempenho da técnica do arremesso do basquete no teste de forma isolada ou no jogo. O grupo sequencial obteve uma queda de desempenho semelhante ao grupo explícito no teste de transferência, o que pode ser devido a quantidade de conhecimento explícito acumulado por eles. Conclui-se que os efeitos da aprendizagem motora implícita e explícita são semelhantes quando realizadas em ambientes complexos com crianças.
Asunto: Capacidade motora
Aprendizagem
Crianças
Basquetebol
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2964
URI: http://hdl.handle.net/1843/51159
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/jpe/a/BCsCZsX3msbf6GKYhCKv68L/?lang=en#
metadata.dc.relation.ispartof: Journal of Physical Education
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Effects of implicit explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill.pdf258.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.