Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMariana Calábria Lopespt_BR
dc.creatorMaicon Rodrigues Albuquerquept_BR
dc.creatorMarkus Raabpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-23T17:04:55Z-
dc.date.available2023-03-23T17:04:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume29pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage11pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2964pt_BR
dc.identifier.issn2448-2455pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51159-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem explícita e implícita em crianças, assim como a aplicação da aprendizagem sequencial, na aquisição da técnica de arremesso do basquetebol em um contexto ecológico. Os sujeitos (n=80) eram novatos no basquetebol, entre 9 e 12 anos. Os grupos experimentais seguiram um dos três diferentes métodos de treinamento, os quais combinaram aspectos técnicos e táticos: (a) explícito, (b) implícito, ou (c) sequencial (primeiro implícito e depois explícito). O grupo controle participou somente das fases de testes. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste para avaliar o desempenho da técnica do arremesso de forma isolada. Também aplicou-se um teste de transferência no formato de um jogo de 3 vs. 3. Os resultados indicaram que todos os grupos experimentais melhoraram de forma semelhante como consequência do treinamento, não diferindo no desempenho da técnica do arremesso do basquete no teste de forma isolada ou no jogo. O grupo sequencial obteve uma queda de desempenho semelhante ao grupo explícito no teste de transferência, o que pode ser devido a quantidade de conhecimento explícito acumulado por eles. Conclui-se que os efeitos da aprendizagem motora implícita e explícita são semelhantes quando realizadas em ambientes complexos com crianças.pt_BR
dc.description.resumoThis study aims to examine the effect of explicit and implicit learning in children, as well as a sequential application of learning modes, in the acquisition of the basketball shooting skill in an ecological setting. Participants (n=80) were novices in basketball, ages 9 to 12 years old. The experimental groups followed one of the three different methods of training, which combined technical and tactical aspects: (a) explicit, (b) implicit, or (c) sequential (implicit first and then explicit). The control group participated only in the measurements. A pre-test and a post-test measured the performance of basketball shooting skills in isolation. A transfer test in a 3-on-3 game condition was also applied. Results indicate that all intervention groups improved in a similar manner as a consequence of practice and there was no difference between the groups in the performance of the basketball shooting skill in isolation and under game condition. The sequential group obtained a performance drop similar to the explicit group in the transfer test, which may be due to the amount of explicit knowledge accumulated by them. The current findings indicate similar effects of implicit and explicit motor learning when they are applied in complex environments with children.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTESpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofJournal of Physical Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor skillspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectBasketballpt_BR
dc.subject.otherCapacidade motorapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherCriançaspt_BR
dc.subject.otherBasquetebolpt_BR
dc.titleEffects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novicespt_BR
dc.title.alternativeEfeitos da aprendizagem implícita, explícita e sequencial na aquisição da técnica de arremesso em novatos no basquetebolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/jpe/a/BCsCZsX3msbf6GKYhCKv68L/?lang=en#pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7220-0552pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6021-8480pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6546-1666pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.