Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51185
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Nos tempos escolares: por uma educação antirracista
Autor(es): Aline Rodrigues Nunes
Primeiro Orientador: Luciana de Oliveira Silva
Primeiro membro da banca : Carolina Bottosso de Moura
Segundo membro da banca: Francis Arthuso Paiva
Resumo: Desde a promulgação da Lei 10.639 de 2003, que tornou o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira obrigatório na educação básica do Brasil, diferentes iniciativas na área da educação têm sido realizadas. Apesar disso, o debate racial e as formas de incluir a diversidade nas salas de aula não se tornaram tão presentes nos currículos e estruturas dos cursos de pedagogia e de licenciaturas quanto deveriam, dificultando a realização, por parte dos profissionais da área da educação, de trabalhos que, de fato, cumpram com o que foi instituído após o sancionamento da Lei. Tendo isso em vista, propõe-se a realização do projeto, idealizado para a modalidade de Ensino a Distância, Nos tempos escolares: por uma educação antirracista com professores em formação inicial, da área de linguagens. A partir da questão norteadora “Como incluir a diversidade cultural e étnico-racial na formação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio?”, o projeto pretende, por meio de uma pedagogia de projetos e com base em um trabalho que priorize o debate racial de forma crítica, trabalhar com questões relacionadas aos multiletramentos e apresentar, aos participantes, artistas negros, rompendo, assim, com paradigmas educacionais e pensamentos hegemônicos relacionados a diversas expressões artísticas. Desse modo, nesse projeto, os professores em formação lerão parte da obra Leite do Peito, de Geni Guimarães e, com base em webquests que preveem atividades de leitura e escrita, poderão resgatar e avaliar tanto suas práticas docentes atuais quanto aquelas dos professores que permearam sua vida escolar na infância e na adolescência para, enfim, repensá-las. A partir de tal percurso, os professores terão que, como produto final, produzir Sequências Didáticas que incluam, de modo crítico, literatura e outras manifestações artísticas afro-brasileiras em seus futuros trabalhos.
Assunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/51185
Data do documento: 23-Jan-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

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