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dc.contributor.advisor1Luciana de Oliveira Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050402328968536pt_BR
dc.contributor.referee1Carolina Bottosso de Mourapt_BR
dc.contributor.referee2Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.creatorAline Rodrigues Nunespt_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T12:56:32Z-
dc.date.available2023-03-24T12:56:32Z-
dc.date.issued2023-01-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51185-
dc.description.resumoDesde a promulgação da Lei 10.639 de 2003, que tornou o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira obrigatório na educação básica do Brasil, diferentes iniciativas na área da educação têm sido realizadas. Apesar disso, o debate racial e as formas de incluir a diversidade nas salas de aula não se tornaram tão presentes nos currículos e estruturas dos cursos de pedagogia e de licenciaturas quanto deveriam, dificultando a realização, por parte dos profissionais da área da educação, de trabalhos que, de fato, cumpram com o que foi instituído após o sancionamento da Lei. Tendo isso em vista, propõe-se a realização do projeto, idealizado para a modalidade de Ensino a Distância, Nos tempos escolares: por uma educação antirracista com professores em formação inicial, da área de linguagens. A partir da questão norteadora “Como incluir a diversidade cultural e étnico-racial na formação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio?”, o projeto pretende, por meio de uma pedagogia de projetos e com base em um trabalho que priorize o debate racial de forma crítica, trabalhar com questões relacionadas aos multiletramentos e apresentar, aos participantes, artistas negros, rompendo, assim, com paradigmas educacionais e pensamentos hegemônicos relacionados a diversas expressões artísticas. Desse modo, nesse projeto, os professores em formação lerão parte da obra Leite do Peito, de Geni Guimarães e, com base em webquests que preveem atividades de leitura e escrita, poderão resgatar e avaliar tanto suas práticas docentes atuais quanto aquelas dos professores que permearam sua vida escolar na infância e na adolescência para, enfim, repensá-las. A partir de tal percurso, os professores terão que, como produto final, produzir Sequências Didáticas que incluam, de modo crítico, literatura e outras manifestações artísticas afro-brasileiras em seus futuros trabalhos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLei 10.639pt_BR
dc.subjectHistória da África e Cultura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectAntirracistapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleNos tempos escolares: por uma educação antirracistapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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