Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51219
Type: Artigo de Periódico
Title: Limites e possibilidades do Atendimento Educacional Especializado numa escola de tempo integral
Other Titles: Limits and possibilities of Specialized Educational Services in a full-time school
Authors: Marcos Elias Sala
Kênia Santos Moreno
Amanda Aparecida Pereira Duarte
Abstract: O presente trabalho apresenta uma discussão a respeito da organização do AEE (Atendimento Educacional Especializado) num colégio de aplicação organizado em tempo integral, percebendo-se diversas potencialidades e limitações, que precisam ser discutidas e amadurecidas entre toda a comunidade escolar. Paralelamente, é preciso produzir conhecimento para munir o Poder Legislativo de elementos que possam contribuir na proposição de leis que favoreçam os estudantes PAEE (Público-Alvo da Educação Especial) de fato, especialmente quando se trata de crianças com necessidades especiais, que ficam durante boa parte do dia no ambiente escolar. A metodologia adotada foi a observação participante, na qual os atores/autores estão envolvidos diretamente na problemática apresentada. À guisa de conclusão, considera-se que o país inteiro ainda está num processo inicial de discussão para construção, implementação e consolidação do AEE nas escolas, apesar da relativa antiguidade da obrigatoriedade legal da oferta dessa modalidade educacional.
Abstract: This work presents a discussion about the organization of SEA (Specialized Educational Attendance) work in a Laboratory School organized full time, realizing several potentials and limitations, which need to be discussed and matured among the entire school community. At the same time, it is necessary to produce knowledge to provide the Legislative Branch with elements that can contribute to the proposal of laws that favor de facto SEND (Special Educational Needs and Disabilities) students, especially when it comes to children with special needs, who spend most of the day in the school environment. The methodology adopted was the Participant Observation, in which the actors/authors are directly involved in the problem presented. As a conclusion, it is considered that Brazil is still in an initial process of discussion for the construction, implementation and consolidation of SEA in schools, despite the Brazilian’s relative antiquity of the legal obligation to offer this educational modality.
Subject: Escolas - Organização e administração - Brasil
Educação inclusiva
Educação especial
Escolas de tempo integral
Politica e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22456/2595-4377.102435
URI: http://hdl.handle.net/1843/51219
Issue Date: 30-Dec-2020
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/102435
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos do Aplicação
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