Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51220
Type: Artigo de Evento
Title: Proposta de escolarização da escrita colaborativa em wiki para alunos da educação básica: experiência com projeto de ensino e pesquisa desenvolvido e aplicado em 8 anos consecutivos
Other Titles: Proposal for the schooling of collaborative writing on a wiki for basic education students: experience with a teaching and research project developed and applied in 8 consecutive years
Authors: Francis Arthuso Paiva
Abstract: A wiki é um ambiente que permite Escrita Colaborativa de textos na WEB 2.0 de forma cumulativa, pois os participantes podem colaborar com a produção de um texto já publicado ou criar um novo, alterando ou expandindo a edição anterior feita por ele mesmo ou por outra pessoa. Este estudo se justifica porque a escolarização da EC torna-se um desafio, na medida em que, historicamente, a escola privilegiou o ensino da produção de texto individualizada. O objetivo geral deste estudo é propor um modelo didático de EC para seu ensino e aprendizagem de alunos de escola técnica profissionalizante de nível médio integrado. Desenvolvemos projeto de ensino da EC em wiki com estudantes do 1º ano de cursos profissionalizantes de nível médio do Colégio Técnico da UFMG, desde 2011, com bons resultados demonstrados em Paiva (2012). Desde então, realizamos estudo longitudinal, o que culminou em projeto de pesquisa há 2 anos, trabalhando com uma proposta de modelo didático de ensino de EC, baseada nas experiências adquiridas, reunindo estratégias que apresentaram resultados positivos com novas estratégias de intervenção com base na pesquisa bibliográfica. Como proposta de intervenção, em 2018, o modelo didático contou com a criação de grupos de edições com participantes desempenhando papéis de moderador, editor, escritor e revisor, pois havia como hipótese que a divisão de trabalho poderia atenuar, o que se confirmou, problemas oriundos da EC como edições inconscientes, diferenças estilísticas, um escritor não enxergar o trabalho do outro, pouco planejamento e receio de editar o texto alheio.
Abstract: The wiki is an environment that allows Collaborative Writing of texts in WEB 2.0 in a cumulative way, the participants can collaborate with the production of an already published text or create a new one, altering or expanding the previous edition made by itself or by another person. This study is justified because the education of CW becomes a challenge, because historically, the school has privileged the teaching of the single production of texts. The general objective of this study is to propose a didactic model of CW for its teaching and learning of students of hi school. Since 2011, we have developed a project of teaching of the EC in wiki with students of the 1st year of vocational courses at the Technical College of UFMG, with good results demonstrated in Paiva (2012). Since then, we have carried out a longitudinal study, which culminated in a research project for 2 years, working with a proposal of a didactic model of CW teaching, based on the acquired experiences, bringing together approaches that presented positive results with new intervention strategies based on the research bibliographical. As a proposal for intervention, in 2018, the didactic model had the creation of groups of editions with participants playing the role of moderator, editor, writer and reviewer, since it was hypothesized that the division of labor could attenuate problems from the EC as unconscious editions, stylistic differences, one writer does not see the work of the other, little planning and fear of editing the text of others.
Subject: Escrita
Colaboração online
Wiki (Computação)
Produção de textos
Escolarização
Ensino técnico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51220
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: http://sites-mitte.com.br/anais/simelp/trabalhos.htm
metadata.dc.relation.ispartof: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.