Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJosicelli Souza Crispimpt_BR
dc.creatorMarcelo Gomes Marçal Vieira Vazpt_BR
dc.creatorKissia Ferreira Pereirapt_BR
dc.creatorJéssica Duarte da Silvapt_BR
dc.creatorVinícius da Silva Duartept_BR
dc.creatorNewton Moreno Sanchespt_BR
dc.creatorHilário Cuquetto Mantovanipt_BR
dc.creatorMiriam Teresinha dos Santospt_BR
dc.creatorLuciano Esteves Peluziopt_BR
dc.creatorJildete Karla dos Santospt_BR
dc.creatorSérgio Oliveira de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T22:27:57Z-
dc.date.available2023-03-29T22:27:57Z-
dc.date.issued2021-01-
dc.citation.volume368pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage8pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1093/femsle/fnaa199pt_BR
dc.identifier.issn1574-6968pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51347-
dc.description.abstractO processo de ensino-aprendizagem torna-se mais atrativo quando as aulas práticas são utilizadas como parte das ferramentas metodológicas. Com o objetivo de (i) estimular o interesse dos alunos do ensino médio pelo mundo microbiológico e (ii) proporcionar experiência didática aos alunos da pós-graduação em microbiologia, foram realizadas aulas práticas. Essas turmas foram realizadas durante os anos de 2016 e 2017 utilizando a infraestrutura da Universidade Federal de Viçosa. Resumidamente, aulas de laboratório foram preparadas e ministradas por alunos de pós-graduação em microbiologia e um questionário de avaliação foi respondido pelos participantes após as aulas. Aproximadamente 95% dos alunos do ensino médio, de ambos os anos, avaliaram a experiência fora da rotina escolar como muito boa e boa; detalhadamente, 90,09% (2016) e 100% (2017) dos pós-graduandos avaliaram essa experiência como muito boa e boa. A relação entre alunos do ensino médio e da pós-graduação também aumentou a curiosidade dos primeiros em relação ao ambiente universitário. Assim, a retenção de informações sobre o ‘mundo da microbiologia’ foi verificada após 1 ano e os alunos conseguiram lembrar termos importantes relacionados à aula de microbiologia. Além disso, este trabalho permitiu que alunos de graduação e ensino médio construíssem uma relação mais próxima e criasse uma excelente estratégia de ensino-aprendizagem para ambos.pt_BR
dc.description.resumoThe teaching-learning process becomes more attractive when practical classes are used as part of methodological tools. Aiming (i) to stimulate the interest of high school students in the microbiological world and (ii) to provide didactic experience for microbiology graduate students, practical classes were undertaken. These classes were carried out during 2016 and 2017 using the infrastructure at Universidade Federal de Vic¸osa. Briefly, laboratory classes were prepared and taught by microbiology graduate students and an evaluation questionnaire was answered by the participants after the classes. Approximately 95% of high school students, from both years, evaluated the experience outside the school routine as very good and good; in detail, 90.09% (2016) and 100% (2017) of graduate students evaluated this experience as very good and good. The relationship between high school and graduate students also increased the curiosity of the former regarding the university environment. Accordingly, information retention regarding the ‘microbiology world’ was verified after 1 year and the students were able to remember important terms related to the microbiology class. In addition, this work allowed graduate and high school students to build a closer relationship and created an excellent teaching-learning strategy for both.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCOLTEC - COLEGIO TECNICOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFEMS Microbiology Letterspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGraduate studentpt_BR
dc.subjectPractical classespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.otherBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMicrobiologiapt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.titleTeaching-learning: a mutual exchange between high school and graduate students in the field of microbiologypt_BR
dc.title.alternativeEnsino-aprendizagem: um intercâmbio mútuo entre alunos do ensino médio e pós-graduação na área de microbiologiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://academic.oup.com/femsle/article/368/1/fnaa199/6019866pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1625-1088pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1624-8281pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4023-8836pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0356-3947pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3481-5318pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2275-5768pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.