Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51349
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A atuação do professor coordenador pedagógico na rede municipal de educação de Belo Horizonte: o desafio da intersetorialidade
Título(s) alternativo(s): The role of the pedagogical coordinating teacher in the Belo Horizonte municipal education network:the challenge of intersectoriality
Autor(es): Maria Aparecida Rodrigues da Rocha
Vera Lúcia Nogueira
Resumo: Este artigo expõe resultados obtidos em uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado que teve como escopo apontar reflexões sobre a atuação do Professor que atua como Coordenador Pedagógico (PCP) e os desafios para implementação da intersetorialidade entre as políticas públicas. Para atingir o objetivo proposto foi utilizada a abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Usando como critério de escolha o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foram selecionados 06 Professores Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Para análise dos dados utilizou-se como referência Oliveira (2006), Libâneo (2007), Paro (2016), Lima (2018); Fernandes (2004), Araújo 2007, Esteban (2008), Ernica e Batista (2012). Os Professores Coordenadores Pedagógicos relataram ausência de uma rede de serviços públicos bem estruturados e acessíveis e a existência de muitos obstáculos para a realização de um trabalho interdisciplinar envolvendo a rede intersetorial, principalmente nas escolas de baixo IDEB. Apontaram também dificuldades para lidar com estudantes que vivem em um contexto de demasiada miserabilidade, violência, precárias condições de saúde e habitação exigindo do docente o desempenho de funções atribuídas a outros agentes públicos.
Abstract: This article exposes part of the results obtained in a research developed at the master's level and aims to point out reflections on the role of the Professor who works as a Pedagogical Coordinator (PCP) and the challenges for the implementation of intersectoriality between public policies. To achieve the proposed objective, the qualitative approach was used and semi-structured interviews were used as the data collection technique. Using the calculation criteria of the Basic Education Development Index (IDEB), 06 PCP from the Belo Horizonte Municipal Education Network were selected. For data analysis, dialogue with Oliveira (2006), Libâneo (2007), Paro (2016), Lima (2018); Fernandes (2004), Araújo 2007, Esteban (2008), Ernica and Batista (2012). The PCPs reported the absence of a well-structured and accessible public service network and the existence of many obstacles to carrying out interdisciplinary work involving the intersectoral network, especially in schools with low IDEB. They also pointed out difficulties in dealing with students who live in a context of too much poverty, violence, precarious health and housing conditions, demanding that the teacher carry out functions assigned to other public agents.
Assunto: Escolas - Organização e administração
Políticas públicas
Vulnerabilidade Social
Professor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4310
URI: http://hdl.handle.net/1843/51349
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4310
metadata.dc.relation.ispartof: Interfaces da Educação
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