Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51350
Type: Artigo de Periódico
Title: Avaliações em larga escala: impactos na atuação do professor Coordenador Pedagógico na rede municipal de educação de Belo Horizonte (Minas Gerais)
Other Titles: Large-scale evaluations: impacts on the performance of the pedagogical coordinating teacher in the Belo Horizonte municipal system education (Minas Gerais)
Authors: Maria Aparecida Rodrigues da Rocha
Vera Lúcia Nogueira
Abstract: Em um contexto de medidas de descentralização e de difusão da ideia de autonomia administrativa e pedagógica das instituições escolares públicas, sobretudo a partir dos anos de 1990, tem se ampliado o monitoramento do Estado por intermédio dos testes em larga escala. Percebe-se a implementação de mecanismos de avaliação das instituições educacionais por meio de provas estandardizadas com publicização dos resultados, elaboração de rankings e maior responsabilização dos profissionais da educação. Este trabalho expõe resultados de uma pesquisa de Mestrado sobre a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e tem como objetivo discorrer sobre os impactos das avaliações em larga escala na atuação do professor que atua como Coordenador Pedagógico (PCP). Foi utilizada uma abordagem qualitativa e, como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa seis PCP que apontaram diferentes percepções em relação aos impactos das avaliações externas em larga escala em seu cotidiano. Cinco PCP afirmam que as avaliações externas impactam os processos de trabalho cotidiano. Contrariamente, uma das PCP afirma que não percebe nenhuma alteração em seu processo de trabalho.
Abstract: In a context of measures of decentralization and dissemination of the idea of administrative and pedagogical autonomy of public school institutions, especially since the 1990s, the monitoring of the State has been expanded through large-scale tests. It is possible to perceive the implementation of evaluation mechanisms of educational institutions through standardized tests with publicization of results, elaboration of rankings and greater accountability of education professionals. This work exposes the results of a Master’s research on the Belo Horizonte Municipal System Education and aims to discuss the impacts of large-scale evaluations on the performance of the teacher who works as a Pedagogical Coordinator (PCP). A qualitative approach was used and, as a data collection technique, the semi-structured interview. Six PCP participated in the research and pointed out different perceptions regarding the impacts of large-scale external evaluations on their daily lives. Five PCP affirm that external evaluations impact daily work processes. Conversely, one of the PCP states that it does not notice any change in its work process.
Subject: Escolas - Organização e administração
Avaliação educacional
Professor
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14869.209209227143.0623
URI: http://hdl.handle.net/1843/51350
Issue Date: 22-Aug-2020
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14869
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Olhar de Professor
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