Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51353
Type: Artigo de Evento
Title: Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero
Other Titles: The Sensuality and the Sex of Elis Regina in “Me Deixas Louca” [“You Drive Me Crazy”] by Armando Manzanero
Authors: Alfredo Ribeiro da Silva
Fausto Borém de Oliveira
Abstract: Estudo sobre as práticas de performance da cantora Elis Regina em sua realização de 1981 da canção Me Deixas Louca, do compositor-cantor mexicano Armando Manzanero, com versão da letra pelo poeta Paulo Coelho, gravada em vídeo (REGINA, MANZANERO, COELHO e OLIVEIRA, 2006). Aprofundando estudo anterior (PEROTTI e BORÉM, 2016), analisamos os dois clímaces da performance, nos quais a cantora-atriz sugere dois ápices sexuais. Utilizamos o método mAVVm (BORÉM, 2019 e 2016), para descrever as relações no trinômio texto-som-imagem, pareando fotogramas de vídeo com expressões corporais, espectrogramas sonoros de efeitos vocais e o texto da canção. Comparamos também o estilo de performance de Elis Regina com aquela do compositor-cantor (MANZANERO, 2009). Os resultados evidenciam as estratégias de interpretação de Elis Regina para apresentar um discurso inovador, altamente integrado e criativo na mídia de massa no início da década de 1980, com o qual explicita o empoderamento da mulher ao prazer sexual.
Abstract: Study on the performance practices of Brazilian singer Elis Regina in her 1981 rendition of the song “Me Deixas Louca” [“You Drive Me Crazy”], by Mexican composer-singer Armando Manzanero with lyrics version by Brazilian poet Paulo Coelho, recorded in video (REGINA, MANZANERO, COELHO and OLIVEIRA, 2006). Advancing a previous study (PEROTTI and BORÉM, 2016), we analyzed the performance’s two apexes, in which the singer-actress suggests two orgasms. We used the mAVVm method (BORÉM, 2019 e 2016) to describe relationships in the text-sound-image trinomial, matching video frames with body expressions, sound spectrograms of vocal effects and the song lyrics. We also compared Elis Regina's performance style with that of the songwriter-singer (MANZANERO, 2009). The results show the interpretation strategies of Elis Regina to present an innovative, highly integrated and creative discourse in the mass media in the beginning of the 1980s, with which she makes explicit the women’s empowerment to sexual pleasure.
Subject: Regina, Elis, 1945-1982
Performance musical
Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Sexo na música
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51353
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://anppom-congressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/view/101
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.