Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51361
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Angélica Melendi de Biasizzo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6187888484795809 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eduardo Antonio de Jesus | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silvia Dolinko | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Inês Karin Linke Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Sara del Carmen Rojo de la Rosa | pt_BR |
dc.creator | Hortência Nunes Abreu | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1269725208432795 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T12:48:35Z | - |
dc.date.available | 2023-03-30T12:48:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51361 | - |
dc.description.abstract | La tesis presenta un análisis de parte del archivo visual producido en el contexto de la Guerra de la Triple Alianza (1864-1870), más conocida como la Guerra del Paraguay, que fue la más grande que tuvo lugar en el continente sudamericano, involucrando cuatro países del Cono Sur, siendo Brasil, Paraguay, Argentina y Uruguay. Estas imágenes nos interesan, pues toman parte en un repertorio visual y de una tradición de representación de la violencia en América Latina. Este trabajo implica también el estudio de estas representaciones a partir de fórmulas de representación, siguiendo la estela del pensamiento de Aby Warburg (1866 - 1929), que además de permitir la inserción de imágenes en una lectura histórica, también posibilita comprender el fenómeno de la expresión y sus límites, en contextos de violencia. El desarrollo de la tesis se realiza a partir de la instalación Só à distância mostra-se os dentes (2018), realizada con el artista Ricardo Burgarelli (1990 –), en el Centro Cultural São Paulo, y que problematiza la memoria del conflicto en el presente. Para este abordaje y también para el análisis de las imágenes, se utiliza el pensamiento de Bertolt Brecht (1898 – 1956), que aporta no solo muchas reflexiones sobre las imágenes producidas en contextos de guerra (más específicamente la Primera y Segunda Guerra Mundial) sino también su forma de pensar la imagen dentro del proyecto de un arte dialéctico. | pt_BR |
dc.description.resumo | A tese apresenta uma análise sobre parte do arquivo visual produzido no contexto da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), mais conhecida como Guerra do Paraguai, que foi a maior guerra ocorrida no continente Sul-Americano, envolvendo quatro países do cone Sul, sendo eles Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Essas imagens nos interessam, na medida em que se situam dentro de um repertório visual e de uma tradição de representação da violência na América Latina. Este trabalho também envolve o estudo dessas representações a partir de fórmulas de representação, na esteira do pensamento de Aby Warburg (1866 – 1929), que além de permitir inserir as imagens em uma leitura histórica, também possibilita compreender o fenômeno da expressão e seus limites, em contextos de violência. O desenvolvimento da tese é realizado a partir da instalação Só à distância mostra-se os dentes (2018), feita em parceria com o artista Ricardo Burgarelli (1990 –), no Centro Cultural São Paulo, e que problematiza a memória sobre o conflito a partir do presente. Para essa abordagem e também para a análise das imagens, recorre-se ao pensamento de Bertolt Brecht (1898 – 1956), o qual fornece não só muitas reflexões sobre imagens produzidas em contextos de guerra (mais especificamente a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais) mas também sua forma de pensar a imagem dentro do projeto para uma arte dialética. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Guerra contra o Paraguai (1864-1870) | pt_BR |
dc.subject | Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) | pt_BR |
dc.subject | Só à distância mostra-se os dentes | pt_BR |
dc.subject | Bertolt Brecht | pt_BR |
dc.subject | Aby Warburg | pt_BR |
dc.subject.other | Brecht, Bertolt, 1898-1956 | pt_BR |
dc.subject.other | América Latina | pt_BR |
dc.subject.other | Paraguai, Guerra do, 1864-1870 | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e sociedade - Brasil - Crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Arte brasileira | pt_BR |
dc.title | Só à distância mostra-se os dentes: pequena história visual da guerra contra o Paraguai | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7378-3910 | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SÓ_A_DISTANCIA_hortencia_baixa2.pdf | 24.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License