Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51403
Tipo: Artigo de Evento
Título: Efeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar
Título(s) alternativo(s): Vocal effects and the text-sound binomial in Elis Regina recording of Vou Deitar e Rolar
Autor(es): Alfredo Ribeiro da Silva
Resumo: A cantora Elis Regina gravou a canção Vou Deitar e Rolar, dos compositores Paulo César Pinheiro e Baden Powell, no LP Em Pleno Verão (1970). Este estudo apresenta a identificação, análise espectrográfica e descrição de ocorrências relevantes de 4 efeitos vocais (vibrato, portamento, onomatopeia e crepitação) nesta gravação. Os procedimentos metodológicos utilizados são de natureza qualitativa (com base na literatura de fonoaudiologia) e quantitativa (taxa e amplitude dos vibrati, frequências inicial e final de articulação no espectro sonoro dos portamenti). Os resultados revelam que a utilização e, algumas vezes, a combinação dos efeitos vocais de Elis Regina em um mesmo gesto musical, é fruto de um planejamento minucioso que é central na construção de sua performance. A simetria observada entre as repetições de um mesmo efeito vocal revela coerência e unidade resultantes de: (1) intercomunicação de diferentes nuances interpretativas, realizada por meio dos efeitos vocais, (2) ênfases nas relações texto-som e (3) grande coerência e unidade nas repetições simétricas de um mesmo efeito vocal.
Abstract: Elis Regina recorded the song Vou Deitar e Rolar, by Paulo César Pinheiro and Baden Powell, on her LP, Em Pleno Verão (1970). This study presents the identification, spectrographic analysis and description of relevant occurrences of 4 vocal effects (vibrato, portamento, onomatopoeia and fry) in this recording. The methodological procedures used are qualitative nature (based on the literature on speech therapy) and quantitative (rate and amplitude of the vibrati, initial and final frequencies of articulation in the sound spectrum of the portamenti). The results reveal that the use and, sometimes, the combination of Elis Regina vocal effects in the same musical gesture, is the result of a meticulous planning that is central to the construction of her performance. The symmetry observed between the repetitions of the same vocal effect reveals coherence and unity resulting from: (1) intercommunication of different interpretive nuances, carried out through vocal effects, (2) emphases on text-sound relations and (3) great coherence and unity in symmetric repetitions of the same vocal effect.
Assunto: Regina, Elis, 1945-1982
Performance musical
Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Voz
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51403
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.musicologiaemac.org/anais
metadata.dc.relation.ispartof: Simpósio Internacional de Musicologia
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