Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51457
Type: Artigo de Periódico
Title: Gestão de conteúdo corporativo: uma análise conceitual
Other Titles: Enterprise Content Management: theoretical and practical point
Authors: Marcello Peixoto Bax
Luiz Gustavo da Fonseca Ferreira
Livia Marangon Duffles Teixeira
Alexandre Magno
Abstract: A Gestão de Conteúdo Corporativo (ou ECM -Enterprise Content Management, acrônimo em língua inglesa) tem recebido das empresas mais atenção do que o olhar de poucos pesquisadores em explorar cientificamente o conceito. A lacuna entre a pesquisa acadêmica e a prática do ECM torna-se um desafio aos pesquisadores a investigarem essa área que ganha cada vez mais força fora da academia. Trata-se de um domínio de conhecimento ainda pouco pesquisado e carente de teorias, técnicas e métodos sistemáticos e rigorosos. Com vistas a suprir parte dessa carência, o artigo traz uma análise conceitual introdutória da Gestão de Conteúdo Corporativo. O objetivo visa estabelecer uma fundamentação teórica que sirva como uma introdução rigorosa e de caráter científico ao tema. Esse propósito é alcançado por meio de uma análise do campo feita sobre quatro de pilares: (1) componentes; (2) perspectivas; (3) desenvolvimento; e (4) aspectos estratégicos. A metodologia de pesquisa seguiu uma revisão bibliográfica. No levantamento da literatura, procurou-se sintetizar os conceitos-chave que, acredita-se, conformam o campo do ECM. Conclui-se que o ECM é um novo e amplo campo de investigações que oferece,aos pesquisadores da Ciência da Informação,diversos problemas a serem estudados. Contudo pesquisas explorando de forma rigorosa os conceitos da área são escassas no Brasil.
Abstract: Despite the increasing attention that Enterprise Content Management has received from companies, few researchers have scientifically explored the concept. There is a gap between academic research and the practice of ECM, and researchers are challenged to investigate this area that is increasingly gaining strength outside academia. It is a knowledge domain poorly researched and lacking in theories, techniques, and systematic and rigorous methods. To meet part of that need, the article provides an introductory conceptual analysis of ECM. The goal is to establish a theoretical framework that serves as a thorough introduction to ECM as a scientific theme. This purpose is achieved through an analysis of the field based on four of its pillars: (1) components; (2) perspectives; (3) development; and (4) strategic aspects. A literature review is carried out, with the backdrop of the four pillars mentioned, as well as the experiences of authors in a PD&I project, when they identified the lack of more rigorous literature in the area. The literature survey tried to summarize the key concepts believed to make up the ECM field. It follows that the ECM is a new and wide field of research that provides researchers of information science many problems to be studied. However, research exploring scientifically the concepts of the area are scarce in Brazil.
Subject: Revisão de textos
Gestão da informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51457
Issue Date: 30-Jun-2017
metadata.dc.url.externa: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/635
metadata.dc.relation.ispartof: ÁGORA: Arquivologia Em Debate
Appears in Collections:Artigo de Evento

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