Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51487
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Quais são e como usamos os números racionais no nosso dia a dia?
Autor(es): Claudia de Oliveira Carvalho Figueiredo
Primeiro Orientador: Junot de Oliveira Maia
Primeiro membro da banca : Carolina Bottosso de Moura
Segundo membro da banca: Francis Arthuso Paiva
Resumo: O trabalho tem como objetivo descrever um projeto de ensino, especificamente para o ensino de Matemática. Proposta que tem como público-alvo alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental (EF). A pergunta orientadora do projeto é “quais são e como usamos os números racionais no nosso dia a dia?”. Espera-se que, a partir da busca por essas respostas, e pela pesquisa motivada por ela, os alunos ponham em prática ao longo do percurso estratégias que lhes permitam desenvolver habilidades e competências que contemplem os objetivos de aprendizagem e de ensino. Que são: reconhecer que os números racionais podem ser expressos nas formas fracionária e decimal; estabelecer relações entre as frações e os decimais; compreender as frações associando-as à ideia de partes de um inteiro e resultado de uma divisão; operar cálculos com números decimais e na forma fracionária; resolver problemas com números racionais; elaborar problemas que envolvam números na forma fracionária; criar, com ou sem recursos digitais, soluções de problemas que apresentem fração e/ou decimal com situações do próprio cotidiano; construir o conceito de números fracionários a partir de representações da realidade; construir os conceitos de operações com frações a partir de comparações com os conceitos das operações com números inteiros; construir objeto concreto que apresente fração e/ou decimal com situações do próprio cotidiano, como a execução de uma receita culinária; comunicar utilizando recursos digitais, como vídeo ou podcast, soluções de problemas que apresentem fração e/ou decimal com situações do próprio cotidiano. Com proposta de implementação durante um bimestre com carga horária semanal de 4h/a de forma presencial e/ou a distância. Propõe-se que os discentes realizem tarefas individuais e coletivas, seja no papel ou no digital (utilizando softwares educacionais) como a plataforma Khan Academy, com base em práticas situadas de escrita e de utilização da matemática, caso da produção e consequente realização de uma receita culinária. Também, como produto final, indica-se que realizem de forma colaborativa, coletiva e participativa vídeos/podcast que representem as respostas encontradas para questão orientadora.
Assunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51487
Data do documento: 23-Jan-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quais são e como usamos os números racionais no nosso dia a dia.pdf4.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.