Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/51487
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Quais são e como usamos os números racionais no nosso dia a dia? |
Autor(es): | Claudia de Oliveira Carvalho Figueiredo |
Primeiro Orientador: | Junot de Oliveira Maia |
Primeiro membro da banca : | Carolina Bottosso de Moura |
Segundo membro da banca: | Francis Arthuso Paiva |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo descrever um projeto de ensino, especificamente para o ensino de Matemática. Proposta que tem como público-alvo alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental (EF). A pergunta orientadora do projeto é “quais são e como usamos os números racionais no nosso dia a dia?”. Espera-se que, a partir da busca por essas respostas, e pela pesquisa motivada por ela, os alunos ponham em prática ao longo do percurso estratégias que lhes permitam desenvolver habilidades e competências que contemplem os objetivos de aprendizagem e de ensino. Que são: reconhecer que os números racionais podem ser expressos nas formas fracionária e decimal; estabelecer relações entre as frações e os decimais; compreender as frações associando-as à ideia de partes de um inteiro e resultado de uma divisão; operar cálculos com números decimais e na forma fracionária; resolver problemas com números racionais; elaborar problemas que envolvam números na forma fracionária; criar, com ou sem recursos digitais, soluções de problemas que apresentem fração e/ou decimal com situações do próprio cotidiano; construir o conceito de números fracionários a partir de representações da realidade; construir os conceitos de operações com frações a partir de comparações com os conceitos das operações com números inteiros; construir objeto concreto que apresente fração e/ou decimal com situações do próprio cotidiano, como a execução de uma receita culinária; comunicar utilizando recursos digitais, como vídeo ou podcast, soluções de problemas que apresentem fração e/ou decimal com situações do próprio cotidiano. Com proposta de implementação durante um bimestre com carga horária semanal de 4h/a de forma presencial e/ou a distância. Propõe-se que os discentes realizem tarefas individuais e coletivas, seja no papel ou no digital (utilizando softwares educacionais) como a plataforma Khan Academy, com base em práticas situadas de escrita e de utilização da matemática, caso da produção e consequente realização de uma receita culinária. Também, como produto final, indica-se que realizem de forma colaborativa, coletiva e participativa vídeos/podcast que representem as respostas encontradas para questão orientadora. |
Assunto: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51487 |
Data do documento: | 23-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quais são e como usamos os números racionais no nosso dia a dia.pdf | 4.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.