Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51487
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Junot de Oliveira Maia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9606848154032239 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carolina Bottosso de Moura | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Francis Arthuso Paiva | pt_BR |
dc.creator | Claudia de Oliveira Carvalho Figueiredo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T14:43:04Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T14:43:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51487 | - |
dc.description.resumo | O trabalho tem como objetivo descrever um projeto de ensino, especificamente para o ensino de Matemática. Proposta que tem como público-alvo alunos do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental (EF). A pergunta orientadora do projeto é “quais são e como usamos os números racionais no nosso dia a dia?”. Espera-se que, a partir da busca por essas respostas, e pela pesquisa motivada por ela, os alunos ponham em prática ao longo do percurso estratégias que lhes permitam desenvolver habilidades e competências que contemplem os objetivos de aprendizagem e de ensino. Que são: reconhecer que os números racionais podem ser expressos nas formas fracionária e decimal; estabelecer relações entre as frações e os decimais; compreender as frações associando-as à ideia de partes de um inteiro e resultado de uma divisão; operar cálculos com números decimais e na forma fracionária; resolver problemas com números racionais; elaborar problemas que envolvam números na forma fracionária; criar, com ou sem recursos digitais, soluções de problemas que apresentem fração e/ou decimal com situações do próprio cotidiano; construir o conceito de números fracionários a partir de representações da realidade; construir os conceitos de operações com frações a partir de comparações com os conceitos das operações com números inteiros; construir objeto concreto que apresente fração e/ou decimal com situações do próprio cotidiano, como a execução de uma receita culinária; comunicar utilizando recursos digitais, como vídeo ou podcast, soluções de problemas que apresentem fração e/ou decimal com situações do próprio cotidiano. Com proposta de implementação durante um bimestre com carga horária semanal de 4h/a de forma presencial e/ou a distância. Propõe-se que os discentes realizem tarefas individuais e coletivas, seja no papel ou no digital (utilizando softwares educacionais) como a plataforma Khan Academy, com base em práticas situadas de escrita e de utilização da matemática, caso da produção e consequente realização de uma receita culinária. Também, como produto final, indica-se que realizem de forma colaborativa, coletiva e participativa vídeos/podcast que representem as respostas encontradas para questão orientadora. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Números | pt_BR |
dc.subject | Racionais | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Quais são e como usamos os números racionais no nosso dia a dia? | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Quais são e como usamos os números racionais no nosso dia a dia.pdf | 4.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.