Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51518
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fundamentações teóricas para a criação de um modelo de gestão da informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
Autor(es): Daniel Mendes Barbosa
Marcello Peixoto Bax
Resumen: São comuns trabalhos científicos na área da Ciência da Informação que estudam a Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) em organizações de determinados contextos específicos. No entanto, são raros os trabalhos sobrea gestão da informação acadêmica em instituições de ensino superior (IES). O artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo criar um modelo de gestão da informação para esse contexto. Após a descrição da pesquisa faz-se um recorte inicial da abrangência da gestão da informação acadêmica, no contexto da avaliação dos cursos de graduação. Baseando-se, nesse primeiro momento, apenas na forma como as avaliações são realizadas, no estudo da legislação vigente, e na experiência dos autores, foi feita uma revisão de literatura interdisciplinar contendo conceitos de três áreas: GIC, Gestão da Informação Acadêmica e tecnologias apropriadas. Dessa forma, o artigo mostra a importância dos trabalhos de gestão da informação acadêmica para melhoria dos cursos superiores no Brasil.
Abstract: Scientific studies in the information science field who study the information and knowledge management (IKM) in specific organizations' contexts are common. However, there are few studies on the management of academic information for higher education institutions (HEIs). The article describes a study that aims to create an information management model to this context. A brief description of the research topic and an initial outline of the scope of academic information management was made, in the context of undergraduate courses evaluation. An interdisciplinary literature review was done containing concepts related to three main areas: IKM, technologies for the management of academic information and management of academic information. This review relies, in this first moment, just on the way evaluations are conducted and on the study of current legislation and authors' experience. Thus, the article shows the importance of academic information management for the improvement of higher education in Brazil.
Asunto: Gestão da informação
Bibliotecas acadêmicas - Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51518
Fecha del documento: 8-jun-2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/27890
metadata.dc.relation.ispartof: Biblionline
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.