Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51522
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dc.creatorFabiana Bigão Silvapt_BR
dc.creatorMarcello Peixoto Baxpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-03T20:58:57Z-
dc.date.available2023-04-03T20:58:57Z-
dc.date.issued2017-09-06-
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.issue50pt_BR
dc.citation.spage144pt_BR
dc.citation.epage160pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p144pt_BR
dc.identifier.issn1518-2924pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51522-
dc.description.abstractEmpirical studies have suggested limitations on the form of application of gamification mechanics in the context of online education. These mechanics have been applied without reference to a theoretical model dedicated to this type of education. The objective of the paper is to propose a model for a gamified platform for online education that contributes to a more participatory learning, taking into account the different student profiles. Based on literature review about approaches to gamification systems design, a set of steps was followed in order to develop a generic model for a framework dedicated to online education. The model proposed is based on the Educational Gamification Design Principles proposed by Dicheva et al. (2015). The model may contribute to the promotion of participatory learning, taking into account the different student profiles. The results of such evaluation will be published in the future.pt_BR
dc.description.resumoEstudos empíricos apontam limitações em relação à forma de aplicação das mecânicas da gamificação no contexto da educação online. Tais mecânicas são aplicadas sem referência teórica a um modelo voltado a este tipo de educação. O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de plataforma gamificada de educação online que contribua com a aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes. Com base na revisão da literatura sobre abordagens para o design de sistemas gamificados, um conjunto de passos foi seguido a fim de elaborar um modelo genérico de plataforma gamificada de educação online. O modelo proposto se baseia nos Princípios do Design Educacional Gamificado de Dicheva et al. (2015). O modelo pode contribuir com a promoção da aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes. Os resultados de tal avaliação serão publicados futuramente.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.subject.otherGamificaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.titleGamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativapt_BR
dc.title.alternativeGamification in online education: proposal for a participatory learning modelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p144pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0503-3031pt_BR
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