Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51549
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Helder Henrique da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T15:07:05Z | - |
dc.date.available | 2023-04-04T15:07:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-29 | - |
dc.citation.issue | 5; 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 11 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788557220430 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51549 | - |
dc.description.resumo | Este estudo descritivo tem como objetivo investigar a alfabetização científica de crianças a partir suas produções metafóricas e metacognitivas. Ao definir e destacar as necessidades de aprendizagem de crianças de 6 a 7 anos, cujos estágios de desenvolvimento cognitivo encontram-se em transição entre os estágios pré-operatórios e operatório concreto, pode-se aprofundar o trabalho pedagógico a ser realizado com elas. Trata-se de compreender essa fase de vida riquíssima, na qual se aprende a classificar e categorizar objetos, palavras, procedimentos e, paulatinamente, vê-se o mundo externo não apenas dentro de uma perspectiva egocêntrica, seja na realização de papéis sociais diversos, seja em sua relação com o brincar de faz-de-conta e com os contos fantásticos. Nessa idade, noções básicas mais complexas, como a conservação e a reversibilidade, podem ser apresentadas com a mediação de jogos, do brincar e dos contos. Para tanto, esta pesquisa adota, como método, a comunidade de aprendizagens, na qual o paradigma das competências e da comunicação descortina o campo metacognitivo e metafórico como elementos basilares da construção social da aprendizagem. Ao fazer experimentos científicos com a água, a filtragem, a decantação e a destilação, com crianças de 6 a 7 anos, propõe-se incluir as linguagens que elas constroem o “conhecimento sobre o seu conhecimento” no ato pedagógico. Como resultados, as conversas entre colegas e docente sobre experiências, a enunciação de erros, fantasias e hipóteses, as apresentações feitas pelas crianças sobre como se faz um experimento, o exercício de se elaborar coletivamente outras linguagens, como contos e metáforas, são elementos facilitadores para a aproximação e a apropriação de experimentos científicos pelas crianças de 6-7 anos, como objeto não apenas de conhecimento, mas de desenvolvimento da curiosidade, função simbólica e brinquedo. Especificamente, será descrita a diversificação das linguagens, no deslocamento entre a ciência e o conto literário, como recurso metafórico e metacognitivo para as crianças dessa idade elaborarem suas experiências de aprendizagem em ciências da natureza. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Fórum de Educação ; Jornada de Letras e Educação do IFSudesteMG - Campus São João del-Rei | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Comunidades de aprendizagens | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Metáfora - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Metacognição | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem cognitiva | pt_BR |
dc.title | Metáforas e metacognição na alfatização em ciências da natureza: experimentos e produções de linguagens com crianças de 6-7 anos. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://even3.blob.core.windows.net/processos/0678acda0b5d4c78b1c6.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Metáforas e metacognição na alfabetização em ciências da natureza - Experimentos e produções de linguagens com crianças de 6 a7 anos.pdf | 413.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.