Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51549
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dc.creatorHelder Henrique da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T15:07:05Z-
dc.date.available2023-04-04T15:07:05Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.citation.issue5; 2pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage11pt_BR
dc.identifier.isbn9788557220430pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51549-
dc.description.resumoEste estudo descritivo tem como objetivo investigar a alfabetização científica de crianças a partir suas produções metafóricas e metacognitivas. Ao definir e destacar as necessidades de aprendizagem de crianças de 6 a 7 anos, cujos estágios de desenvolvimento cognitivo encontram-se em transição entre os estágios pré-operatórios e operatório concreto, pode-se aprofundar o trabalho pedagógico a ser realizado com elas. Trata-se de compreender essa fase de vida riquíssima, na qual se aprende a classificar e categorizar objetos, palavras, procedimentos e, paulatinamente, vê-se o mundo externo não apenas dentro de uma perspectiva egocêntrica, seja na realização de papéis sociais diversos, seja em sua relação com o brincar de faz-de-conta e com os contos fantásticos. Nessa idade, noções básicas mais complexas, como a conservação e a reversibilidade, podem ser apresentadas com a mediação de jogos, do brincar e dos contos. Para tanto, esta pesquisa adota, como método, a comunidade de aprendizagens, na qual o paradigma das competências e da comunicação descortina o campo metacognitivo e metafórico como elementos basilares da construção social da aprendizagem. Ao fazer experimentos científicos com a água, a filtragem, a decantação e a destilação, com crianças de 6 a 7 anos, propõe-se incluir as linguagens que elas constroem o “conhecimento sobre o seu conhecimento” no ato pedagógico. Como resultados, as conversas entre colegas e docente sobre experiências, a enunciação de erros, fantasias e hipóteses, as apresentações feitas pelas crianças sobre como se faz um experimento, o exercício de se elaborar coletivamente outras linguagens, como contos e metáforas, são elementos facilitadores para a aproximação e a apropriação de experimentos científicos pelas crianças de 6-7 anos, como objeto não apenas de conhecimento, mas de desenvolvimento da curiosidade, função simbólica e brinquedo. Especificamente, será descrita a diversificação das linguagens, no deslocamento entre a ciência e o conto literário, como recurso metafórico e metacognitivo para as crianças dessa idade elaborarem suas experiências de aprendizagem em ciências da natureza.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFórum de Educação ; Jornada de Letras e Educação do IFSudesteMG - Campus São João del-Rei-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectComunidades de aprendizagenspt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subject.otherCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMetáfora - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMetacogniçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem cognitivapt_BR
dc.titleMetáforas e metacognição na alfatização em ciências da natureza: experimentos e produções de linguagens com crianças de 6-7 anos.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://even3.blob.core.windows.net/processos/0678acda0b5d4c78b1c6.pdfpt_BR
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