Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51575
Type: Artigo de Periódico
Title: Os desafios do ensino de RDA em cursos de biblioteconomia: relato de experiência de ensino na UFMG
Authors: Cíntia de Azevedo Lourenço
Célia da Consolação Dias
Gercina Ângela de Lima
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Elisangela Cristina Aganette
Abstract: A adoção da norma RDA pelas bibliotecas brasileiras é uma realidade que demanda por reflexões e por compartilhamento das experiências. Nesse sentido o ensino da RDA nos cursos de Biblioteconomia é uma prioridade para preparar os futuros profissionais para essa transição e para a sua implementação, mas também se apresenta como um desafio. Nesse trabalho, será relatada a experiência do curso de Biblioteconomia de uma universidade brasileira na oferta de uma disciplina de introdução à RDA, planejada e implementada a partir das propostas presentes no manual para ensino de RDA de Margaret Mering, publicado em língua inglesa. O objetivo é compartilhar a experiência docente, os resultados obtidos e as dificuldades encontradas. Os pontos positivos do manual, as dificuldades de adequação da tradução, as atividades mais interessantes e desafiadoras e a metodologia serão destacadas. As considerações finais destacam as limitações identificadas neste estudo e faz a proposta de reflexões acerca da implementação da RDA. Além disso, será demonstrado também que, para o ensino, a assinatura não será uma obrigatoriedade, o que desonera os cursos de Biblioteconomia desse investimento.
Abstract: The adoption of the RDA standard by Brazilian libraries is a reality that demands reflection and sharing of experiences. In this sense, the teaching of the RDA in librarianship courses is a priority to prepare future professionals for this transition and its implementation, but it also presents itself as a challenge. In this work, the experience of the librarianship course of a Brazilian university will be reported on the offer of a course to be introduced to the RDA, planned and implemented from the proposals presented in Margareth Mering's RDA teaching manual, published in English. The objective is to share the teaching experience, the results obtained and the difficulties encountered. The positive points of the manual, the difficulties of adapting the translation, the most interesting and challenging activities and the methodology will be highlighted. The final considerations highlight the limitations identified in this study and propose reflections on the implementation of the RDA. In addition, it will also be demonstrated that for teaching the signature will not be an necessity, which discourages the librarianship courses of this investment.
Subject: Ciência da Informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.203
URI: http://hdl.handle.net/1843/51575
Issue Date: Dec-2020
metadata.dc.url.externa: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/203
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS DESAFIOS DO ENSINO DE RDA EM CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UFMG.pdf536.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.