Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51578
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Voices from silicon valley expose the polarization of knowledge in the information age
Título(s) alternativo(s): Vozes do vale do silício expõem a polarização do conhecimento na era da informação
Autor(es): Rodrigo Moreno Marques
Marta Macedo Kerr Pinheiro
Resumen: The article is part of a research agenda that adopts the lenses of Political Economy to discuss the following question:what is the role of information and knowledge in the socioeconomic dynamics of the twenty-firstcentury? Firstly, the article confronts two different theoretical perspectives:the cognitive capitalism and the polarization of knowledge approaches. Given the lack of agreement betweentheseinterpretations, the article also presents some results of an empirical investigation conducted in Silicon Valley (California), where semi-structured interviews with local workers’ representatives were adopted as an instrument of investigation. The voices of those who live the reality represented by the theoriesexpose some contradictions in the local educational system, where the phenomenon of polarization of knowledge strengthens socioeconomic inequalities.
Abstract: O artigo está inserido emuma agenda de pesquisa que adota as lentes da Economia Política para discutir a seguinte questão: qual é o papel da informação e do conhecimento nas dinâmicas socioeconômicas do séculoXXI? Primeiramente, o artigo confronta duas perspectivas teóricas diferentes, a saber, as abordagens do capitalismo cognitivo e da polarização do conhecimento. Dada a falta de acordo entre essasinterpretações, o artigo tambémapresenta alguns resultados de uma investigação empírica conduzida no Vale do Silício (Califórnia), onde entrevistas semiestruturadas com representantes dos trabalhadores locais foram empregadas como instrumento de investigação. As vozes daqueles que vivem a realidade representada pelas teorias expõem algumas contradições no sistema de educação local, onde o fenômeno da polarização do conhecimento expande desigualdades socioeconômicas.
Asunto: Política econômica
Polos de desenvolvimento
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO
ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652898
URI: http://hdl.handle.net/1843/51578
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652898
metadata.dc.relation.ispartof: Educação temática digital
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
VOICES FROM SILICON VALLEY EXPOSE.pdf229.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.