Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51578
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigo Moreno Marquespt_BR
dc.creatorMarta Macedo Kerr Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T20:43:00Z-
dc.date.available2023-04-04T20:43:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage960pt_BR
dc.citation.epage978pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652898pt_BR
dc.identifier.issn1676-2592pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51578-
dc.description.abstractO artigo está inserido emuma agenda de pesquisa que adota as lentes da Economia Política para discutir a seguinte questão: qual é o papel da informação e do conhecimento nas dinâmicas socioeconômicas do séculoXXI? Primeiramente, o artigo confronta duas perspectivas teóricas diferentes, a saber, as abordagens do capitalismo cognitivo e da polarização do conhecimento. Dada a falta de acordo entre essasinterpretações, o artigo tambémapresenta alguns resultados de uma investigação empírica conduzida no Vale do Silício (Califórnia), onde entrevistas semiestruturadas com representantes dos trabalhadores locais foram empregadas como instrumento de investigação. As vozes daqueles que vivem a realidade representada pelas teorias expõem algumas contradições no sistema de educação local, onde o fenômeno da polarização do conhecimento expande desigualdades socioeconômicas.pt_BR
dc.description.resumoThe article is part of a research agenda that adopts the lenses of Political Economy to discuss the following question:what is the role of information and knowledge in the socioeconomic dynamics of the twenty-firstcentury? Firstly, the article confronts two different theoretical perspectives:the cognitive capitalism and the polarization of knowledge approaches. Given the lack of agreement betweentheseinterpretations, the article also presents some results of an empirical investigation conducted in Silicon Valley (California), where semi-structured interviews with local workers’ representatives were adopted as an instrument of investigation. The voices of those who live the reality represented by the theoriesexpose some contradictions in the local educational system, where the phenomenon of polarization of knowledge strengthens socioeconomic inequalities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação temática digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolarization of knowledgept_BR
dc.subjectSilicon Valleypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCognitive capitalismpt_BR
dc.subject.otherPolítica econômicapt_BR
dc.subject.otherPolos de desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleVoices from silicon valley expose the polarization of knowledge in the information agept_BR
dc.title.alternativeVozes do vale do silício expõem a polarização do conhecimento na era da informaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652898pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6320-4874pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5592-3396pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VOICES FROM SILICON VALLEY EXPOSE.pdf229.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.