Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51578
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigo Moreno Marques | pt_BR |
dc.creator | Marta Macedo Kerr Pinheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T20:43:00Z | - |
dc.date.available | 2023-04-04T20:43:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 21 | pt_BR |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 960 | pt_BR |
dc.citation.epage | 978 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652898 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676-2592 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/51578 | - |
dc.description.abstract | O artigo está inserido emuma agenda de pesquisa que adota as lentes da Economia Política para discutir a seguinte questão: qual é o papel da informação e do conhecimento nas dinâmicas socioeconômicas do séculoXXI? Primeiramente, o artigo confronta duas perspectivas teóricas diferentes, a saber, as abordagens do capitalismo cognitivo e da polarização do conhecimento. Dada a falta de acordo entre essasinterpretações, o artigo tambémapresenta alguns resultados de uma investigação empírica conduzida no Vale do Silício (Califórnia), onde entrevistas semiestruturadas com representantes dos trabalhadores locais foram empregadas como instrumento de investigação. As vozes daqueles que vivem a realidade representada pelas teorias expõem algumas contradições no sistema de educação local, onde o fenômeno da polarização do conhecimento expande desigualdades socioeconômicas. | pt_BR |
dc.description.resumo | The article is part of a research agenda that adopts the lenses of Political Economy to discuss the following question:what is the role of information and knowledge in the socioeconomic dynamics of the twenty-firstcentury? Firstly, the article confronts two different theoretical perspectives:the cognitive capitalism and the polarization of knowledge approaches. Given the lack of agreement betweentheseinterpretations, the article also presents some results of an empirical investigation conducted in Silicon Valley (California), where semi-structured interviews with local workers’ representatives were adopted as an instrument of investigation. The voices of those who live the reality represented by the theoriesexpose some contradictions in the local educational system, where the phenomenon of polarization of knowledge strengthens socioeconomic inequalities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação temática digital | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Polarization of knowledge | pt_BR |
dc.subject | Silicon Valley | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Cognitive capitalism | pt_BR |
dc.subject.other | Política econômica | pt_BR |
dc.subject.other | Polos de desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.title | Voices from silicon valley expose the polarization of knowledge in the information age | pt_BR |
dc.title.alternative | Vozes do vale do silício expõem a polarização do conhecimento na era da informação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652898 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6320-4874 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5592-3396 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VOICES FROM SILICON VALLEY EXPOSE.pdf | 229.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.