Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/51714
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Remodelagem do conteúdo das disciplinas de CDD e CDU: uma proposta para EAD |
Other Titles: | Remodeling of the content of the disciplines of CDD and CDU: a proposal for distance learning |
Authors: | Elisangela Cristinaaganette Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan Gercina Ângela de Lima Célia da Consolação Dias Cíntia de Azevedo Lourenço |
Abstract: | No cenário tecnológico contemporâneo, os ambientes de ensino têm sido transformados pelos recursos disponíveis para auxiliar professores na oferta dos conteúdos das disciplinas. Também afetam o modelo de aprendizado dos alunos, que, além do formato tradicional de sala de aula, podem contar com diversos recursos didáticos que os ajudam a conquistar mais autonomia e independência para a aprendizagem. Diante desse cenário, este artigo apresenta os resultados de um projeto dos docentes integrantes do Grupo de Pesquisa RECRI. O projeto buscou transformar as disciplinas cujos conteúdos abordam a Organização e o Tratamento da Informação, ofertadas de maneira presencial, em disciplinas que usam estratégias e recursos adotados pelos cursos na modalidade de ensino a distância (EaD). Assim, foi desenvolvido, inicialmente, um conjunto de materiais didáticos inovadores e interativos para disciplinas específicas: CDD e CDU. Dentre os objetos de aprendizagem elaborados, destacam-se vídeos, mapas mentais, exercícios remodelados em formato de quiz e Estante Virtual de livros. Trata-se de um estudo de natureza social aplicada, e os procedimentos metodológicos foram divididos em cinco etapas. Ao final, percebeu-se que o redesenho da disciplina exigiu a qualificação dos professores para atuarem em um ambiente EAD, evidenciando a necessidade de aprendizado contínuo para o desenvolvimento de competências e habilidades. |
Abstract: | In the contemporary technological scenario, teaching environments have transformed by providing resources to assist teachers in offering the contents of the subjects. They also affect the students' learning model, which, in addition to the traditional classroom format, can count on several didactic resources that help them gain more autonomy and independence for learning. This article presents the results of a project by the faculty members of the RECRI Research Group. The project sought to transform the disciplines whose contents address the Organization and Treatment of Information, offered in-person, into domains that use strategies and resources adopted by the courses in distance learning (distance education). Thus, innovative and interactive teaching materials for specific disciplines are initially developed: DDC and UDC. Among the elaborated learning objects, videos, mind maps, remodelled exercises in quiz format, and Virtual Bookshelf stands out. It is an applied social study, and the methodological procedures have five stages. In the end, we noticed that the redesign of the discipline required the qualification of teachers to work in an distance learning environment, evidencing the need for continuous learning for the development of competencies and skills. |
Subject: | Ensino a distância Material didático |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51714 |
Issue Date: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1441 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Remodelagem do conteúdo das disciplinas de CDD e CDU uma proposta para EaD.pdf | 433.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.