Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51718
Type: Artigo de Periódico
Title: A competência em informação e os profissionais da informação em museus: diálogos possíveis
Authors: Cláudia Maria Alves Vilhena
Celia da Consolação Dias
Abstract: Em um mundo cada vez mais conectado com as novas tecnologias de informação, os profissionais de museus usam a informação, os recursos e as fontes informacionais para desempenharem todas as atividades museais. Portanto, os profissionais de museus produzem, medeiam, consomem e compartilham informação. Logo, o protagonismo profissional do trabalhador de museu volta-se para o desenvolvimento constante de novas competências no que se refere à apropriação da informação. A competência em informação, para além da reunião de habilidades com intuito de acessar e empregar a informação, está intimamente relacionada com a sociedade. De tal ordem, que essa competência contribui para o desenvolvimento dos indivíduos, a fim de que eles sejam capazes de fazer escolhas mais conscientes em suas vidas. Em razão disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar diálogos possíveis entre a competência em informação e os profissionais de museus, no que se refere ao uso e ao compartilhamento do insumo informação, no ambiente museológico físico ou digital. A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa bibliográfica descritiva. Os resultados indicaram que tanto a competência em informação, quanto as instituições museológicas visam a melhoria dos cidadãos. Ambas se preocupam com a formação do indivíduo enquanto sujeito informacional. Como conclusão, evidencia-se, que a equipe de trabalhadores do museu é formada por profissionais da informação, os quais têm necessidades de informação para resolver problemas decorrentes do processo museológico, o desenvolvimento da atitude ética e responsável dos profissionais de museus relativo ao uso da informação, bem como a aproximação dos museus com a Museologia.
Abstract: In a world increasingly connected with new information technologies, museum professionals use information, resources and informational sources to perform all museum activities. Therefore, museum professionals produce, mediate, consume and share information. Therefore, the professionalrole of the museum worker turns to the constant development of new skills with regard to the appropriation of information. Competence in information, in addition to gathering skills in order to access and use information, is closely related to society. In such a way that this competence contributes to the development of individuals, so that they are able to make more conscious choices in their lives. For this reason, this article aims to present possible dialogues between information competence and museum professionals, with regard to the use and sharing of the information input, in the physical or digital museological environment. The methodology used came from a descriptive bibliographic research. The results indicated that both the competence in information and the museological institutions aim at improving citizens. Both are concerned with the formation of the individual as an informational subject. In conclusion, it is evident that the museum's team of workers is made up of information professionals, who have information needs to solve problems arising from the museological process, the development of an ethical and responsible attitude of museum professionals regarding the use of the information, as well as bringing museums closer to Museology.
Subject: Ciência da Informação
Informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51718
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1631
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação
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