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http://hdl.handle.net/1843/51725
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Currículo narrativo como possibilidade de potencialização e integração à biblioteca escolar |
Título(s) alternativo(s): | Narrative curriculum as a possibility of potentialization and integration to the school library |
Autor(es): | Eduardo Valadares da Silva Bernadete Santos Campello Carlos Alberto Avila Araujo |
Resumo: | Parte do pressuposto que biblioteca escolar caracteriza-se como espaço de aprendizagens, e que, portanto, demanda constituir-se também no currículo escolar. Objetiva apresentar a perspectiva de currículo narrativo como recurso essencial à sistematização de um modelo que possibilite, dentre outras questões, a viabilização da integração da biblioteca ao currículo escolar. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, pois analisa um conjunto de referenciais da literatura científica com a finalidade de compartilhar contribuições teóricas sobre um determinado tema. Apresenta uma breve trajetória do desenvolvimento histórico do conceito e aplicação do currículo, culminando com a apresentação da perspectiva de currículo narrativo proposto por Ivor F. Goodson, que tem como característica principal a possibilidade de envolvimento pessoal em seu processo de constituição. Defende a adoção desta prática de gestão curricular que atribui à escola e educadores, inclusive bibliotecários, maior autonomia para decidirem os modos de organização e condução dos processos de ensino-aprendizagem. Conclusivamente percebe o currículo narrativo como instrumento capaz de potencializar o pensamento, rever as lacunas existentes nos modelos de educação adotados e permite a sua integração com a biblioteca escolar de maneira potente, inclusive em âmbito teórico-reflexivo. |
Abstract: | It starts from the assumption that school library is characterized as a learning space, and that, therefore, demands also to be constituted in the school curriculum. It aims to present the perspective of narrative curriculum as an essential resource for the systematization of a model that enables, among other issues, the viability of library integration with the school curriculum. Methodologically, it is characterized as a bibliographic research, as it analyzes a set of references from the scientific literature in order to share theoretical contributions on a particular theme. It presents a brief trajectory of the historical development of the concept and application of the curriculum, culminating with the presentation of the perspective of narrative curriculum proposed by Ivor F. Goodson, whose main characteristic is the possibility of personal involvement in its constitution process. It defends the adoption of this curricular management practice that gives the school and educators, including librarians, an autonomy to decide the modes of organization and conduction of the teaching-learning processes. Conclusively, it perceives the narrative curriculum as an instrument capable of enhancing thought, reviewing the gaps in the adopted educational models and allowing its integration with the school library in a powerful way even in the theoretical-reflexive scope. |
Assunto: | Biblioteconomia Ciência da informação Bibliotecas escolares Informação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51725 |
Data do documento: | 22-Set-2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/schedConf/presentations |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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curriculonarrativocomopossibilidade (1).pdf | 266.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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