Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51765
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dc.creatorLuciana dos Santos Duartept_BR
dc.creatorRayane Fabiwla Silva Macielpt_BR
dc.creatorSilvia Alexandra Peña Gonzálezpt_BR
dc.creatorRaoni Guerra Lucas Rajãopt_BR
dc.creatorRichard van der Hoffpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-10T22:38:37Z-
dc.date.available2023-04-10T22:38:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue7pt_BR
dc.identifier.issn2237-6143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51765-
dc.description.abstractMarketing plays an important role in the organization as it assists in the financial success of the company. One of its aspects, social marketing, is used by the Third Sector. To assist NGOs with marketing strategies and technology products, there are startups that seek to prospect financial resources. As a case study, this paper shows the startup O Polen, which through its Shopping App enables donations for social causes. In Belo Horizonte, this research sought to implement marketing strategies with NGOs, by the technological product of the startup case study as a vector. The strategies were evaluated according to production engineering objectives, as: Speed, Flexibility, Cost, Reliability and Quality. Even with the low adhesion of the App, a significant amount of donations was obtained through this research to be transferred to the NGOs. Finally, it was verified that to assist in the process of raising financial resources for the Third Sector, the engineering objectives were effective in helping to understand the marketing strategies applied.pt_BR
dc.description.resumoO marketing possui um papel importante na organização, pois ele auxilia no sucesso financeiro da empresa. Uma de suas vertentes, o marketing social, é utilizado junto ao Terceiro Setor. Para auxiliar ONGs com estratégias de marketing e produtos tecnológicos, existem startups que buscam prospectar recursos financeiros. Como estudo de caso, apresenta-se a startup O Polen, que por meio de seu aplicativo “Compras” viabiliza doações para causas sociais. Em Belo Horizonte, esta pesquisa buscou implementar estratégias de marketing junto a ONGs, tendo como vetor o produto tecnológico da startup estudo de caso. As estratégias foram avaliadas de acordo com objetivos de engenharia de produção, como: Velocidade, Flexibilidade, Custo, Confiabilidade e Qualidade. Mesmo com a baixa adesão do aplicativo, obteve-se por meio desta pesquisa uma quantidade significativa de doações para serem repassadas as ONGs. Finalmente, constatou-se que para auxiliar no processo de arrecadação de recursos financeiros para o Terceiro Setor, os objetivos de engenharia de produção foram eficazes para auxiliar a compreensão das estratégias de marketing aplicadas.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso brasileiro de engenharia de produçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectOrganizações Não Governamentaispt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.subject.otherMarketing socialpt_BR
dc.subject.otherTerceiro setorpt_BR
dc.subject.otherOrganizações não-governamentaispt_BR
dc.subject.otherComércio eletrônicopt_BR
dc.subject.otherEmpresas novaspt_BR
dc.titleDesenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e de engenharia dentro de startupspt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and implementation of marketing strategies and engineering inside startupspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://anteriores.aprepro.org.br/conbrepro/2017/anais.phppt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9568-1296pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9447-5263pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9830-4496pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1133-4837pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0708-0264pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

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