Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51886
Tipo: Artigo de Evento
Título: Possibilidades de inserção de recursos de acessibilidade em cursos EaD
Autor(es): Cristina Gonçalves Ferreira de Souza
Ana Carolina Correia Almeida
Márcia Marília Teixeira Alves de Souza Duarte
Maria Das Graças Moreira
Wagner José Corradi Barbosa
Resumo: Na tentativa de acolher a demanda social por uma educação inclusiva o Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG) iniciou um trabalho de preparação para a oferta de cursos na modalidade a distância de forma acessível. Como resultado, sistematizamos neste relato uma lista de recursos de acessibilidade disponíveis na rede mundial de computadores, organizada de modo que o aluno possa escolher o recurso mais apropriado para acompanhar o curso, bem como algumas diretrizes de configuração de acessibilidade no Moodle e por último uma lista de cursos que podem contribuir na formação das equipes responsáveis pela educação a distância nas instituições de ensino. Consideramos que os recursos disponíveis possibilitam iniciar um trabalho inclusivo, baseado na experiência atual de oferta de cursos de extensão pelo CAED/UFMG, mas que ainda é necessário aprofundar a formação técnica e pedagógica dos envolvidos nos cursos de Educação a Distância (EaD), ofertados pela Universidade.
Abstract: In an attempt to accommodate the social demand for an inclusive education, the Center for Support to Distance Education of the Federal University of Minas Gerais (CSDE/FUMG) started a preparation work to offer distance courses in an accessible way. As a result, we systematize in this report a list of accessibility features available in the World Wide Web, organized so that the student can choose the most appropriate feature to follow the course, as well as some accessibility guidelines in Moodle. Finally a List of courses that can contribute to the training of the teams responsible for distance education in educational institutions. We consider that the available resources make it possible to start an inclusive work, based on the current experience of offering extension courses by CSDE/FUMG, but that it is still necessary to deepen the technical and pedagogical training of those involved in the Distance Education (DE) courses offered by the University.
Assunto: Educação a Distância
Acessibilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/51886
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.aunirede.org.br/portal/anais-esud/
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ; Congresso Internacional de Educação Superior a Distância
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DE RECURSOS DE ACESSIBILIDADE EM CURSOS EAD.pdf326.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.