Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51903
Type: Artigo de Periódico
Title: Novos sujeitos docentes e suas condições de trabalho: uma comparação entre o programa escola integrada e o projeto educação em tempo integral
Other Titles: New teaching actors and their working conditions: a comparison between the Programa Escola Integrada (The Integrated School Program) and the Projeto Educação em Tempo Integral (The Full-time Education Project)
Authors: Ana Maria Clementino de Jesus e Silva
Dalila Andrade Oliveira
Abstract: Na última década no Brasil, observou-se o surgimento de programas de educação em tempo integral impulsionados por mudanças na legislação brasileira com o objetivo de atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e educacional – dentre eles, destaca-se o Programa Mais Educação (PME). Com tais programas, emergiram na escola novos sujeitos docentes com perfis, formações e tarefas distintos daqueles desempenhados tradicionalmente pelos professores. Este artigo traz resultados da pesquisa que buscou, por meio da comparação entre o Programa Escola Integrada (PEI), do município de Belo Horizonte, e o Projeto Educação de Tempo Integral (Proeti), do estado de Minas Gerais, conhecer esses novos sujeitos e suas condições de trabalho e analisar as relações dos referidos programas com as políticas sociais de combate à pobreza. Para tanto, foram realizados estudo da literatura sobre o tema, levantamento documental, observações em escolas, entrevistas e grupos focais com os docentes. Como resultado, verificou-se que, embora os programas tenham se tornado importantes instrumentos de proteção social, sobretudo na percepção dos entrevistados, as escolas operam com muitas dificuldades em implementá-los, principalmente no que se refere a condições de trabalho, infraestrutura disponível e oferta de docentes qualificados.
Abstract: In the last decade, Brazil saw the emergence of full-time education programs propelled by alterations in the Brazilian legislation aimed at serving children and young people in social and educational vulnerability-among those, it is worth mentioning the Programa Mais Educação (PME- The More Education Program). Along with such programs, new teaching actors arose with distinct profiles, formations and tasks from those traditionally performed by teachers. This article presents the results of a research that sought, through comparing the Programa Escola Integrada (PEI-Integrated School Program), of the city of Belo Horizonte, and the Projeto Educação em Tempo Integral (Proeti-The Full-time Education Project), of the state of Minas Gerais, to know these new actors and their work conditions and to analyze the relation of these programs with poverty-fighting social policies. To do so, it was carried out a study on the literature of the subject, a documentary survey, observations in schools, interviews and focus groups with teachers. As a result, it was observed that, although the programs have become important instruments of social protection, particularly in the perception of the interviewees, the schools have gone through difficulties in its implementation, especially regarding work conditions, available infrastructure and the offer of qualified teachers.
Subject: Escolas de tempo integral
Professores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i99.3333
URI: http://hdl.handle.net/1843/51903
Issue Date: 29-Sep-2017
metadata.dc.url.externa: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3202
metadata.dc.relation.ispartof: Em Aberto
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
novossujeitosdocentes.pdf113.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.