Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/51957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Zilda Ferreira Curypt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977644168742883pt_BR
dc.contributor.referee1Roberta Guimarães Franco Faria de Assispt_BR
dc.contributor.referee2Elcio Loureiro Cornelsenpt_BR
dc.contributor.referee3Terezinha Taborda Moreirapt_BR
dc.contributor.referee4Edgar Cézar Nolasco dos Santospt_BR
dc.creatorJaqueline de Almeida Freitaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7800607996153485pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-14T18:55:54Z-
dc.date.available2023-04-14T18:55:54Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/51957-
dc.description.abstractWe intent to stablish an analysis of the ghosts represented in Mia Couto’s work based in the link between the concept of spectrum, developed by Jacques Derrida, and the xipoco, a characteristic figure of the magical-religious universe of the bantu african’s society. Based on the reading of three novels by the Mozambican writer, Under the frangipani (2001), Um rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra (2002), and Confession of the Lioness (2015), we also hold a study on the hybrid identity of the ghosts and the role that this figure plays in favor of the survival memories of violence that were repressed by the hegemonic narratives. From this perspective, will be privileged discussions about the postcolonial and memory politics. Our study will be based in the Works of Jacques Derrida, Homi K. Bhabha, Walter Mignolo, Frantz Fanon, Yves Valentin Mudimbe, Achille Mbembe, Sigmund Freud, Michel Pollak, Mácio Seligmann Silva and others.pt_BR
dc.description.resumoBusca-se estabelecer uma leitura dos fantasmas representados na obra de Mia Couto a partir da relação entre o conceito de espectro, desenvolvido por Jacques Derrida, e do xipoco, figura própria do universo mágico-religioso de sociedades negro-africanas bantu. A partir da leitura de três romances do escritor moçambicano, A varanda do frangipani (1996), Um rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra (2002) e A confissão da leoa (2012), esboçaremos um estudo acerca da constituição identitária híbrida do fantasma e do papel que essa figura desempenha em favor da sobrevivência de memórias de violência que foram recalcadas pela narrativa hegemônica. Nessa perspectiva, serão privilegiados debates referentes ao tema do pós-colonial e das políticas da memória. Nosso principal referencial teórico é Jacques Derrida, Homi K. Bhabha, Walter Mignolo, Frantz Fanon, Yves Valentin Mudimbe, Achille Mbembe, Sigmund Freud, Michel Pollak, Márcio Seligmann Silva, entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMia Coutopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectEspectropt_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTraumapt_BR
dc.subject.otherCouto, Mia, 1955- – Confissão da leoa – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherCouto, Mia, 1955- – Rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherCouto, Mia, 1955- – Varanda do frangipani – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção moçambicana – História e críticapt_BR
dc.subject.otherFantasmas na literaturapt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.subject.otherLuto na literaturapt_BR
dc.subject.otherMorte na literaturapt_BR
dc.titleAquilo dos mortos que não pode ser enterrado: memória e espectro em Mia Coutopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AQUILO DOS MORTOS QUE NÃO PODE SER ENTERRADO (VERSÃO DEFINITIVA).pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.