Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/51972
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A reestruturação da profissão docente no contexto da Nova Gestão Pública na américa latina |
Título(s) alternativo(s): | The restructuring of teaching profession in the context of New Public Management in Latin America La reestructuración de la profesión docente en el contexto de la Nueva Gestión Pública en América Latina |
Autor(es): | Dalila Andrade Oliveira |
Resumen: | O artigo discute mudanças ocorridas na profissão docente, nas duas últimas décadas no contexto latino-americano, com da introdução da Nova Gestão Pública (NGP). Procura demonstrar como os princípios da NGP vão se impondo na orientação das políticas públicas traduzindo-se em normas, procedimentos administrativos e em práticas que vão transformando valores e identidades junto aos profissionais docentes. Esse discurso penetra o campo da formação docente e das práticas profissionais no sistema educacional, revelando intencionalidades convergentes com os objetivos da reforma em relação aos processos escolares, determinando novas lógicas de organização e gestão que interferem nas relações de trabalho promovendo a reestruturação da profissão docente. |
Abstract: | The article discusses changes in the teaching profession, in the last two decades in the Latin American context, with the introduction of the New Public Management (NPM). It seeks to demonstrate how the principles of NPM are being imposed in the orientation of public policies, translating into norms, administrative procedures and practices that are transforming values and identities with the teaching professionals. This discourse penetrates the field of teacher education and professional practices in the educational system, revealing intentionalities convergent with the reform objectives in relation to the school processes, determining new logics of organization and management that interfere in the labor relations promoting the restructuring of the teaching profession. |
Asunto: | Professores Gestão Pública Profissionalismo Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p43-59 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/51972 |
Fecha del documento: | 29-dic-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5660 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AREESTRUTURAÇÃODAPROFISSAODOCENTE.pdf | 300.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.