Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/51973
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os vínculos entre o PISA e o IDEB
Título(s) alternativo(s): National and International Assessment in Brazil: the link between PISA and IDEB
Autor(es): Marialuisa Villani
Dalila Andrade Oliveira
Resumo: Este artigo pretende analisar o relacionamento entre o Program for International Student Assessment (PISA), desenvolvido pela OCDE e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desenvolvido pelo INEP. Os sistemas educativos atuais estão sujeitos a programas de avaliação estandardizada em nível nacional e internacional. Esse processo é resultado da implementação da Nova Gestão Pública (NGP) que no Brasil começa a ser introduzido a partir dos anos noventa. Nesse contexto os dados estatísticos assumem um papel relevante como instrumento do governo da política pública. Este texto apresentará de forma sumária o desenvolvimento histórico do PISA e do IDEB, como se relacionam – do ponto de vista estatístico-metodológico e político – e como essas dinâmicas influenciam a política educacional do país.
Abstract: This article analyses the relationship between the Program for International Student Assessment (PISA)designed by OECD and the Index of Development of Basic Education (IDEB), designed by INEP. Currently, educational systems are subjected to implement national and international standard assessments. This process is the result of the New Public Management (NPM) policy implementation, which in Brazil starts at the beginning of the nineties. In this context, statistical data play a relevant role as a government policy tool. This work presents the development of PISA and IDEB, how they relate - from a statistical, methodological and political perspective, and how these dynamics influence the Brazilian educational policy.
Assunto: Avaliação educacional
Avaliação educacional - Brasil
Prestação de conta
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684893
URI: http://hdl.handle.net/1843/51973
Data do documento: 6-Dez-2018
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84893
metadata.dc.relation.ispartof: Educação e Realidade
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliaçãonacionaleinternacionalnobrasil (1).pdf332.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.