Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/51976
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Infraestrutura das escolas rurais de educação básica: desigualdades em relação ao meio urbano desigualdades em relação ao meio urbano
Título(s) alternativo(s): Infrastructure of primary rural schools: Inequalities against urban areas
Infraestructura de las escuelas rurales de Educación Básica: desigualdades en relación con el medio urbano
Autor(es): Michael Daian Pacheco Ramos
Edmilson Antonio Pereira Junior
Dalila Andrade Oliveira
Resumen: Este texto analisa a configuração da infraestrutura das unidades educacionais localizadas em contextos rurais, comparando as escolas urbanas. Utilizamos os dados do Censo Escolar da Educação Básica que permitiu verificar a existência ou não de desigualdades entre as características desses dois tipos de escolas. Os resultados apontam a existência de diferença estrutural significativa entre as escolas rurais e urbanas, cuja precariedade dos aspectos de infraestrutura das escolas relaciona-se diretamente ao processo de valorização dos profissionais da educação. Nas localidades rurais, foram identificadas escolas que não possuíam salas de direção e de professores, secretaria, laboratórios, biblioteca, refeitórios, banheiros e cozinha.
Abstract: The article analyzes aspects of the infrastructure of schools located in rural areas, comparing them to urban establishments. Census data were used for Basic Education in the country, which allowed to verify the existence or not of inequalities between the characteristics of these two types of schools. The results showed the existence of an abyssal structural difference between urban and rural schools, whose precariousness of the infrastructure aspects of the schools is directly related to the process of valuation of education professionals. In rural areas, schools were identified that did not have management and teachers’ rooms, secretaries, laboratories, libraries, bathrooms and kitchen.
Asunto: Educação básica
Educação
Escolas - Aspectos sociais
Escolas agrícolas
Crianças do campo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.17227/nyn.vol6.num45-9617
URI: http://hdl.handle.net/1843/51976
Fecha del documento: 1-jul-2019
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/9617
metadata.dc.relation.ispartof: Nodos y Nudos
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
infraestruturadasescolasrurais.pdf42.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.