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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Políticas Itinerantes de Educação e a Reestruturação da Profissão Docente: o papel das cúpulas da OCDE e sua recepção no contexto brasileiro
Autor(es): Dalila Andrade Oliveira
Resumen: O artigo discute a relação entre as políticas itinerantes de educação e a reconfiguração da profissão docente. Com base em pesquisa documental e revisão de literatura, buscou-se compreender como determinadas narrativas sobre a escola e os docentes vão sendo construídas por atores específicos que põem em circulação um conjunto de documentos, relatórios de pesquisa e produção de dados estatísticos que contêm um discurso que se propaga internacionalmente por múltiplas estratégias de difusão. O principal material aqui tratado é a análise dos documentos produzidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em especial os documentos produzidos para as Cúpulas Internacionais sobre a Profissão Docente. O objetivo é conhecer como o corpus de pesquisa no campo da educação constrói seus objetos e argumentos, em especial no que se refere à reconfiguração da profissão docente da forma como vem sendo definida no discurso que emana dos organismos internacionais. O artigo está dividido em três partes: a primeira está dedicada à discussão da circulação das políticas de educação em âmbito internacional, seus principais atores e instrumentos; a segunda trata da descrição e análise do material recolhido; e a terceira e última parte aborda a circulação e recepção das recomendações no contexto latino-americano e brasileiro.
Abstract: The article discusses the relationship between traveling education policies and the reconfiguration of the teaching profession. Based on documentary research and literature review, we sought to understand how specific narratives about the school and the teachers are being built by specific actors who put into circulation a set of documents, research reports and production of statistical data that contain a speech that spreads internationally through multiple dissemination strategies. The main material discussed here is the analysis of the documents produced by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), in particular the documents produced for the International Summits on the Teaching Profession. The objective is to understand how the research corpus in the field of education constructs its objects and arguments, especially with regard to the reconfiguration of the teaching profession as it has been defined in the discourse that emanates from international organizations. The article is divided into three parts: the first is dedicated to discussing the circulation of education policies at the international level, its main actors and instruments; the second provides a description and analysis of the material collected; and the third and last part addresses the circulation and reception of recommendations in the Latin American and Brazilian context.
Asunto: Professores
Educação e Estado
Organizações internacionais
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.6
URI: http://hdl.handle.net/1843/51980
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: http://curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/oliveira.html
metadata.dc.relation.ispartof: Currículo Sem Fronteiras
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